Geral

Ontem aconteceu mais um momento histórico nas obras de contenção de cheias de Francisco Beltrão. Um guindaste fez a colocação da comporta basculante de 12 toneladas na entrada do túnel, no Parque de Exposições, mecanismo que libera a passagem da água em períodos de cheias.
O prefeito Cleber Fontana, o vice-prefeito Antonio Pedron e o deputado Ademar Traiano, presidente da Assembléia Legislativa e responsável pela viabilização dos recursos para a obra, acompanharam a operação.
A obra está sendo executada pela empresa Citon do Brasil, de Minas Gerais. A empresa Engeon, de Cascavel, é a responsável pela construção de quatro pontes no Córrego Urutago, nas ruas Peru, Venezuela, Antônio Marcelo e Bolívia, no Bairro Luther King.
O projeto prevê o aprofundamento do leito do Córrego Urutago para a que nos períodos de grande vazão, decorrente das chuvas, parte da água do Rio Marrecas seja levada pelo Urutago, passando pelo túnel e escoando do outro lado do Rio Marrecas, no Bairro Padre Ulrico.
A proposta contempla, também, o aprofundamento do leito do Marrecas, parques ambientais lineares e uma bacia de contenção a cerca dez quilômetros acima da cidade, no Rio Marrecas.
[relacionadas]