Geral

A tosa é um cuidado muito importante para os cães, principalmente os de pelo longo. Além de deixar o animal bonitinho, também ajuda a aliviar o calor nos dias muito quentes. No entanto, os tutores de cães de pelo curto também devem se atentar a esse cuidado.A tosa higiênica (nome que se dá à tosa restrita à região genital, anal – às vezes das patinhas e ao redor do focinho), por exemplo, contribui para a limpeza do animal e diminui o risco de doenças. É indicada para todas as raças de cães e inclusive para gatos e coelhos.
Assim como ocorre com os nossos cabelos, os pelos dos cachorros também crescem e envelhecem. Para cães de pelo longo, fazer tosas regulares, mesmo com o corte apenas das pontas, ajuda a manter a pelagem bonita e viçosa. Também para os cães peludos, a tosa no verão pode ser muito útil para ajudar a refrescá-los. Porém, não são todas as raças que podem ser tosadas.
Existem diversos tipos de tosa. Os nomes variam de acordo com as tendências e os estabelecimentos que fazem a tosa. Mas, de maneira geral, as tosas são classificadas de acordo com o instrumento utilizado para realizá-las. Há duas formas de tosar cachorro: na máquina ou na tesoura.O primeiro tipo é mais barato e muito usado nas tosas bebê e higiênica. Já o segundo, é recomendado para as tosas de raça. Outra indicação de uso da tesoura para tosar cachorro é quando o pet fica assustado com o barulho da maquininha.Existem também as tosas “padrão da raça”, como as de poodle, de schnauzer e de bichon frisé, todas elas exaltam as características físicas e a beleza de cada raça.
Contra indicações
Algumas raças possuem pelagem dupla, que ajuda a manter a temperatura corporal do pet estável. Para elas, é recomendado apenas fazer a tosa das pontas com tesoura. Entre as raças que não se recomenda tosar na máquina estão: samoieda, husky siberiano e chow chow.

Quando tosar?
Recomenda-se fazer a tosa higiênica ao menos uma vez por mês. Já a frequência das tosas do restante dos pelos varia de acordo com as características de cada pet e com seu estilo de vida. Quanto maior é o pelo do cachorro, menor deve ser o intervalo entre uma tosa e outra. Vale lembrar que cães de pelo longo devem ser escovados ao menos duas vezes por semana para evitar a formação de nós.
[relacionadas]
Por que trazer na AniMed?
Embora pareça um procedimento relativamente simples, o banho e a tosa podem ser muito estressantes, além de oferecerem também alguns riscos. Portanto, na hora de escolher um local, verifique as instalações e certifique-se de que os profissionais são capacitados. Mas, principalmente, observe se há acompanhamento veterinário integral. Apesar de não ser mais obrigatório (há uma ação no STF que desobriga os estabelecimentos de estética animal a possuírem um RT veterinário), não ter um veterinário presente o tempo todo pode deixar seu animal em situação de risco, caso ocorra algum acidente ou situação de emergência.
Aqui na AniMed, os veterinários literalmente vestem o avental e participam das atividades do banho e tosa, não só supervisionando, mas auxiliando nos banhos terapêuticos e orientando os funcionários quanto aos cuidados individuais de cada animalzinho.
A AniMed fica na Rua Tenente Camargo, 1321, entre o Ítalo do Centro e o Colégio Glória. Atende de segunda a sábado, em horário comercial, com agendamento prévio. Ligue no 2601-0021 ou mande uma mensagem no WhatsApp 99915-1157 e agende a tosa do seu pet. Responsável Técnico: Dr. Rafael Rovaris Pinheiro CRMV-PR 9436