O prefeito Carlinhos Turatto (PP) destacou que são duas frentes de ação da Prefeitura: a primeira, cadastrar os quatro primeiros leitos e a segunda buscando uma obra para abrigar, futuramente, dez leitos.

O prefeito Carlinhos Turatto (PP) afirmou que Dois Vizinhos está muito próximo de conquistar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o Hospital Pró-Vida, que era uma promessa da campanha eleitoral do prefeito.
“Foi um empenho muito grande, fizemos um esforço de mais de 30 reuniões nos últimos dias para isso. Tive a honra de ser eleito presidente da Comissão de Saúde da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e isso fortaleceu, junto a entidade e a região, para que Dois Vizinhos se credenciasse a ter quatro leitos de UTI. O deputado estadual Paulo Litro (PSDB) e o deputado federal Vermelho (PSD) não tem medido esforços e estão lutando no Governo do Estado para que isso aconteça. Estou aguardando a qualquer momento para que possamos buscar os respiradores, monitores e bombas para instalar esses leitos”, disse Carlinhos.
O prefeito destacou que a 8ª Regional de Saúde já autorizou o credenciamento e, paralelamente a isso, o município trabalha com o projeto de ampliação da Casa de Saúde para implantação de outros seis leitos (totalizando dez). “É um grande projeto para que possamos ter esses dez leitos que a gente sempre sonhou para deixar de depender de outros municípios”, enfatizou.

Protocolos
O secretário de Planejamento, Nilton de Almeida, destacou que esteve, quarta-feira, 17, na 8ª Regional de Saúde, protocolando a solicitação de ampliação do Hospital Pró-Vida e a instalação de leitos de UTI.
“Foi um dia bastante importante porque a gente vem passando uma situação bem complicada na pandemia e sempre foi um sonho, uma discussão da sociedade e assunto muito falado durante a campanha eleitoral esses leitos de UTI. Conseguimos um passo bastante importante para essa conquista. Protocolamos junto à 8ª Regional de Saúde o pedido para ampliação do Hospital Pró-Vida e a instalação de dez leitos de UTI. A gente ouvia falar que o município trabalhava para isso, porém, na 8ª Regional não tinha nada documentado. O pessoal do Instituto de Saúde de Dois Vizinhos (ISDV), através de profissionais contratados por eles, fez o projeto, nos encaminharam, passou pela Secretaria de Planejamento e nós protocolamos junto a regional”, disse o secretário.
Nilton de Almeida explicou que a Administração trabalha com duas frentes. “A primeira é em relação a quatro leitos que agora estamos negociando junto ao Governo do Estado para o combate à pandemia e seria imediato. O prefeito Carlinhos Turatto (PP), o vice Nery Maria (PSDB), nossos deputados, enfim, nossa equipe de governo com o apoio dos vereadores está fazendo um esforço gigantesco para que consigamos isso o mais rápido possível, desde a autorização e os equipamentos; a outra frente é essa que foi protocolada de um projeto de ampliação da estrutura física do Pró-Vida e aí a instalação de dez leitos de UTI para atender a população e também, quem sabe, a microrregião, dando um salto grande em saúde e se tornando referência na região”, diz.