19.4 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Com consultoria, produtor aumenta a produção de leite

Geral

Prefeito Cleber e vice Pedron incentivando produtores a investir na atividade leiteira.
Prefeito Cleber e vice Pedron incentivando produtores a investir na atividade leiteira.

O produtor de leite Claudir Perdoncini, da Linha Guanabara, em Francisco Beltrão, participa do programa Balde Cheio, criado pela Embrapa e executado pela Secretaria Municipal de Agricultura de Francisco Beltrão.

Quando aderiu ao programa, há cerca de dois anos, a propriedade do Claudir produzia pouco mais de 300 litros de leite por dia. Recentemente ele superou a meta de mil litros de leite/dia.

Para marcar o feito, Claudir e sua família convidaram autoridades e técnicos do programa para visitarem a propriedade como forma de dividir a conquista. “O conhecimento adquirido com o programa nos fez chegar a estes resultados. Investimos principalmente na alimentação dos animais, fizemos análise do solo, a adubação e o manejo das pastagens. Com isso conseguimos dar o ponto certo de corte da grama”, explicou.

- Publicidade -

O engenheiro agrônomo Juliano Fabrício acompanha a propriedade de Claudir e explica que o resultado foi conseguido sem investimentos significativos nas instalações. “Cada propriedade tem um sistema único de produção. Com as informações na mão e definidos os objetivos que a família quer atingir, qual o norte, pra onde quer andar, fazemos a adequação das tecnologias à realidade da propriedade para construir os resultados. Conquistados os objetivos é hora de comemorar e já definir novas metas a serem alcançadas”, comenta.

Para o secretário municipal de Agricultura, Claudimar de Carli, foi possível tirar o máximo da propriedade com a infraestrutura que ela oferece. “O produtor precisa trabalhar pelo aumento da produtividade e redução de custos para conseguir buscar o ponto de equilíbrio e melhorar os resultados da propriedade”, afirmou o secretário.

O prefeito Cleber Fontana e o vice-prefeito Antonio Pedron conheceram a propriedade e ficaram satisfeitos com o que viram. “Muitas vezes o produtor tem a vontade, quer melhorar, mas faltam conhecimentos, informações e apoio do poder público. Através deste programa a Prefeitura se coloca como parceira, trazendo conhecimento e ajudando a melhorar a propriedade como um todo”. afirma Cleber.

O prefeito acrescenta que “hoje é dia de comemoração. É um motivo de orgulho para todos nós porque com certeza a renda da família melhora. Isso é bom para o município e é bom pra todo mundo”, finaliza o prefeito.

1.100 propriedades de leite
No município são 2.300 propriedades rurais em sistema de produção agropecuária. Destas, cerca de 1.100 – cerca de 50% – se dedicam à produção leiteira. O programa Balde Cheio é executado há anos em Francisco Beltrão. Mas nesta gestão teve um impulso. Atualmente são 16 produtores que recebem as consultorias do programa.

Com a entrada em funcionamento das instruções normativas 76 e 77, do Ministério da Agricultura e Pecuária, o produtor rural e os laticínios começaram a ser obrigados a tomar uma série de medidas para melhorar a qualidade do leite.

O pecuarista que não melhorar a qualidade será proibido de entregar seu leite para os laticínios porque o Ministério da agricultura terá o controle de informações sobre toda a produção, produtores e agroindústrias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques