Geral

Ontem, nos períodos da manhã e tarde, acadêmicos de Odontologia da Unisep, campus de Francisco Beltrão, estiveram no Hospital Regional do Sudoeste participando de atividades em homenagem às vítimas falecidas em decorrência do covid-19 na área de abrangência da 8ª Regional de Saúde.Conforme a professora Maiara Giongo Dotto, que esteve à frente da organização da atividade, o convite para participar das homenagens partiu da direção do HRS. “Ano passado, através de um sarau solidário, nós estivemos no Hospital Regional e os acadêmicos apresentaram músicas para animar os pacientes. A iniciativa repercutiu muito bem e gerou um novo convite neste ano”, informa.
Árvores, música e balõesPara homenagear às vítimas do covid-19, o grupo da Unisep realizou apresentações musicais enquanto colaboradores do Hospital Regional plantaram mudas de árvores — sendo uma para cada um dos 27 municípios da 8ª Regional de Saúde. Os estudantes, integrantes da disciplina de Saúde Coletiva e do grupo de canto da Unisep, também soltaram balões brancos, como forma de se solidarizar com as famílias que perderem entes queridos. Na sequência eles visitaram as alas do HRS e cantaram para pacientes e profissionais de saúde.“É muito importante realizar atividades fora dos muros da faculdade, buscar integração com outras instituições e, sobretudo, entender a dor e as necessidades da nossa comunidade.
E, neste sentido, essa atividade foi emocionante e proveitosa. Agradecemos à direção do Hospital Regional pela parceria e por mais uma vez nos dar oportunidade de vivenciar experiências enobrecedoras. Foi muito gratificante, são esses momentos que proporcionam as experiências mais ricas que a gente tem dentro do curso de Odonto”, finaliza a professora Maiara.
Parcerias são fundamentais
Pelo HRS, a diretora Cintia Ramos destaca a importância das parcerias com entidades privadas para fortalecer as iniciativas da direção e dos profissionais do hospital. “Neste momento de pandemia, a solidariedade e parceria das entidades privadas, apoiando as esferas públicas, tem sido fundamental para qualificação das atividades. A equipe de profissionais do Hospital Regional do Sudoeste agradece a iniciativa da Unisep e parceiros que, neste momento difícil, trazem atividades lúdicas para enaltecer o trabalho dos profissionais de saúde.”

Porque homenagear com o plantio de árvores
No intuito de homenagear as vítimas da Covid-19, os colaboradores do Hospital Regional do Sudoeste optaram pelo plantio de mudas de árvores por se tratar de um símbolo de vida. “É um ser relacionado com oxigênio, que é justamente o que acaba por faltar aos pacientes de Covid-19”, explica a professora Maiara Giongo Dotto, do curso de Odontologia, da Unisep. A intenção é a de que o espaço onde foram plantadas as árvores se torne um local para acolher os familiares dos pacientes do HRS.
[relacionadas]