5.3 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 24 de junho de 2025

Edição 8.231

24/06/2025

Começam a ser executados cursos de capacitação em 415 municípios

Começam a ser executados cursos de capacitação em 415 municípios

O Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul faz mais um importante avanço na busca da sua consolidação como instrumento de desenvolvimento integrado e sustentável, de uma extensa região que abrange 415 municípios do Norte do Estado do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná. Começa a ser executado, neste mês de maio, o programa de cursos de capacitação nas áreas de Formação de Agentes de Desenvolvimento local e regional, Gestão Pública Municipal e Mobilização de Comunidades para o Cooperativismo e Associativismo, Bovinocultura de Leite para Técnicos e Produtores e Turismo com Gestores e Organização de Eventos.
Serão 140 cursos de 32 horas que beneficiarão mais de 4.200 pessoas, onde estão sendo investidos R$ 648 mil.

Entre os diversos cursos que estão sendo oferecidos estão Gestão em Turismo Gestores Municipais e Organização e Promoção de Eventos ?, Executivos Municipais ? Planejamento Estratégico ? , Capacitação de Agricultores, Cadeia Produtiva do Leite, Associativismo, Cooperativismo.

O programa se desenvolve de maio ao final de julho de 2003.
A Mesorregião Grande
Fronteira do Mercosul
O Fórum da Mesorregião foi instalado no dia 28 de novembro do ano passado, quando foram aprovados os estatutos sociais e eleita a primeira diretoria que tomou posse no mesmo momento.
A sua sede ficou instalada no município de Erechim, tendo como instituições executoras o Conselho Regional de Desenvolvimento do Norte do Rio Grande do Sul ? Credenor, o Instituto Saga de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina e a Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná.

O programa da Mesorregião, que está situado na esfera do Ministério da Integração Nacional, tem como meta a elevação da qualidade de vida da população residente na sua área de abrangência, através de instrumentos e recursos que assegurem ações de desenvolvimento sustentável, especialmente projetos de produção, geração de emprego e renda, infra-estrutura das condições sociais e reestruturação da região.

A realização do programa de cursos de capacitação faz parte das estratégias do Fórum da Mesorregião que busca desenvolver ações que reforçam o processo de cooperação entre o Poder Público, setor privado e organização da sociedade civil com vistas ao desenvolvimento integrado e sustentável que resultam na redução das desigualdades econômicas sociais e regionais. Os cursos têm, ainda, como objetivos promover a capacitação de de produtores, técnicos e dirigentes para a produção e o empreendedorismo, a qualificação da gestão pública em todos os níveis, estimular o associativismo e promover a competitividade da economia regional e mesorregional.

Francisco Beltrão
sedia o primeiro curso com 33 participantesIniciou, dia 15 de maio, quinta-feira na Casa de Formação Divino Mestre o primeiro dos 21 cursos que serão realizados no Sudoeste do Paraná através do programa da Mesorregião. Na primeira turma foram 33 técnicos de 18 municípios da região que participaram do treinamento de bovinocultura do leite para técnicos.
Na próxima semana serão realizados cursos em Santa Izabel do Oeste com Cooperativismo e Associativismo, em Pato Branco com o curso de bovinocultura de leite para técnicos e Chopinzinho com bovinocultura de leite para produtores. São sedes de treinamentos as cidades de: Francisco Beltrão, Pato Branco, Palmas, Santo Antonio do Sudoeste, Barracão, Chopinzinho, Nova Prata do Iguaçu, Realeza, Dois Vizinhos e Santa Izabel d’Oeste.

Os cursos realizados em Francisco Beltrão tem como parceria a Prefeitura Municipal e nas demais cidades do Sudoeste onde estão programados outras prefeituras e entidades de classe estão trabalhando assiduamente na organização local.

Interessados em conhecer os conteúdos dos cursos e programação que irá até julho/03 deverão ligar para a Agência de Desenvolvimento Regional em Francisco Beltrão no telefone 524 0558.


Uma rede de parceiros
Seguindo o preceito da integração dos atores econômico-sociais, a realização dos cursos do Programa de Capacitação de Agentes da Mesorregião, é sustentada por uma rede de cooperação entre diferentes parceiros que compõe o Fórum da Mesorregião como: Amsop, prefeituras municipais, Acamsop 13 e 14, Agência Regional, Fórum Intergovernamental e da Sociedade do Sudoeste, Emater, Seab, Sebrae, Ocepar, Cacispar, Unioeste, Assinpar, segmentos urbanos e rurais dos sindicatos de empregadores e de trabalhadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques