Comunidade de São Pio 10 recebe escola reformada
A escola do distrito de São Pio 10 é agora o nosso cartão de visitas”, comentou o líder comunitário Ivanir Prolo
Mais uma comunidade do interior recebe benefício da administração municipal de Francisco Beltrão. A Escola Municipal Basílio Tiecher, do distrito de São Pio 10 (Km 20) foi totalmente reformada e entrega à comunidade no dia 1º de Maio, Dia do Trabalho. A solenidade contou com a presença do prefeito Vilmar Cordasso (PP), da secretária municipal de Educação, Olívia Ferrari, de Maria Trindade Tiecher, representando a família Tiecher, que empresta o nome à escola.
Além da presença do vice-prefeito Wilmar Reichembach (PSDB), dos vereadores, Irineu Wessler (PTB), Atanásia Pedron (PP), Jocemar Madruga (PC do B) e Luiz Graczik (PT), do secretário Antonio Carlos Bonetti, da diretora da escola Cleide Vissotto Prolo e os representantes das APMs Ivanir Prolo e José Bortoline.
De forma unânime, as autoridades elogiaram a beleza da escola. “Realizamos várias visitas a esta escola e temos hoje a satisfação de estar entregando um local de estudos adequado para esta comunidade. A reforma teve que ser completa, pois a cada etapa que era cumprida apareciam mais algumas coisas para serem feitas”, comenta Cordasso, tecendo elogios a arquiteta Sonia Faust responsável pela combinação das cores da escola e pelo projeto arquitetônico.
Olívia Ferrari falou da forma como é conduzido o setor administrativo da secretaria de Educação, dando ênfase à forma como é gasto o dinheiro público destinado à educação. “Não conseguimos entender como as escolas ficaram tanto tempo sem receber melhorias significativas. Agradeço o empenho da equipe administrativa da secretaria que tem feito um trabalho elogiável, para conseguir recursos que possibilita implementar a educação. Agradeço também a colaboração e insistência das lideranças desta comunidade por acreditarem em nosso trabalho e colaborarem na realização desta obra”, comentou Olívia.
Basílio Clemente Tiecher nasceu no dia 10 de janeiro de 1904, em Passo Fundo (RS). Chegou em Francisco Beltrão no ano de 1954, tornando-se suplente de vereador e representante da comunidade do Km 20. Mais tarde foi vereador e lutador pelas causas que beneficiavam aquela localidade. Faleceu em 10 de abril de 1962.