Geral
Com início às 9hs, da manhã, na Biblioteca Pública Antonio Rafael da Silva, a conferência municipal que é uma preparação à Conae, que ocorrerá em 2022 e tem como tema a inclusão, equidade e qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira, foi um momento de contribuição dos mais diversos segmentos da sociedade.
O documento orientador que norteou os trabalhos e o tema, está dividido em três eixos principais, Eixo 1 – O Plano Nacional de Educação PNE 2024 – 2034: Avaliação das diretrizes e metas; Eixo 2 – Uma Escola Para o Futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da educação e Eixo 3 – Criação do Sistema Nacional de Educação SNE: Avaliação da legislação inerente e do modelo em construção. E estes três principais eixos, estavam subdivididos em 14 sub-eixos. Conforme registrou a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Edinéia Sousa Vargas Pretto.
A abertura da conferência teve a presença do prefeito Givanildo Trumi, da vice-prefeita Odilmara Dreves Freitas, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Marinalva Vieira Schmitz, da diretora da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna, Silvane Klunk, da diretora do Cmei Criança Esperança, Ediane Paula Raupp, e da diretora da Apae, Dalva Biavatti dos Santos. Foi destacado, pelos presentes, a relevância deste espaço de discussão e a elaboração das propostas para os eixos norteadores.
Presentes ainda, o secretário municipal de Finanças, Edenilso José Ogliari; de RH, Marizangela Trumi; de Saúde, Jéssica Biavatti; procuradora jurídica do município, Alessandra Jeronimo Paganini; a presidente do Conselho Tutelar, Jocene Ribeiro.