Geral

Pouco conhecida no Sul do Brasil a Ora-pro-nobis é uma planta que pode ser usada como um rico alimento. Conhecemos esta planta no quintal de dona Dominga Pelozo, em Pato Branco, no Bairro Bancários.
Ora-pro-nóbis é um nome pomposo para quem não conhece a planta, que é muito comum no Nordeste, onde é consumida em larga escala. É um tipo de trepadeira com alto teor de proteínas, fibras, vitaminas e minerais importantes. Com folhas verde-escuras e macias, pode ser consumida em saladas e chás.
Dona Dominga consome as folhas da “carne de pobre”, como também é conhecida, todos os dias. “Eu passo pela manhã aqui no quintal e consumo algumas folhas in natura, e uso na forma de saladas e sucos para minha família.” Por conta de seu alto teor de proteína, é uma excelente substituta da carne. Também é rica em fibras, sendo importante para a saúde do sistema digestivo. Em sucos detox, os nutrientes da planta garantem saciedade e são fundamentais para o bom funcionamento do sistema digestivo.
As fibras também ajudam a controlar os níveis de colesterol e de glicose no sangue. Dona Dominga diz que viu na internet que a sua plantinha tem propriedades detox, anti-inflamatórias e cicatrizantes. “As folhas e as flores são comestíveis, e me disseram que ajuda a regenerar tecidos e recuperar feridas na pele.”
Segundo dados botânicos, a Ora-pro-nobis é fonte de cálcio, ferro e fósforo. Dona Dominga disse também que a planta é de fácil reprodução, “é só enterrar um galhinho e não deixar faltar água que ela vem que é uma beleza”. Quem quiser uma mudinha é só passar na casa de Dona Dominga, na Rua Jaciretã, 578, Bairro Bancários, em Pato Branco.