15.3 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Conheça os desenhos ganhadores do concurso cultural do CVV

Nesta categoria, participaram alunos do ensino fundamental 2, da rede pública.

O 1º lugar ficou com Camila Hobold Chiamente,  7º ano, do Colégio Estadual Mário de Andrade.
O 1º lugar ficou com Camila Hobold Chiamente, 7º ano, do Colégio Estadual Mário de Andrade.

 

Celebrar a vida e a importância da família na prevenção ao suicídio. Essas foram algumas características que interferiram na avaliação dos desenhos inscritos no 1º Concurso de Desenho do Centro de Valorização da Vida (CVV) Comunidade, de Francisco Beltrão. Além dos voluntários do CVV, participaram da banca avaliadora Márcia Garcia, do Núcleo Regional de Educação; Marinês Trisca Capra, da Secretaria Municipal de Educação; e Graça Damschi, professora de Artes da Famper.

O 1º lugar ficou com Camila Hobold Chiamente, 7º ano, do Colégio Estadual Mário de Andrade, com orientação da professora Gicely B. Salvati. O 2º lugar foi pra Carolina Bueno, 7º ano, do Colégio Estadual Reinaldo Sass, com o professor Jean Rodrigo Cascaes.

- Publicidade -
João, Lizandra, Marinês, Júlio, Messias, Márcia e Graça  fizeram parte da banca avaliadora.
João, Lizandra, Marinês, Júlio, Messias, Márcia e Graça
fizeram parte da banca avaliadora.

 

Avaliação do 1º lugar
“Buscando compreender o primeiro desenho, vemos situações em que a criança manifesta suas emoções através das cores isolamento, através do soalho branco, móvel azul, que é uma cor fria, abajur sem emitir luz, quadro na parede mostra a chuva, que representa lágrimas; a expressão da menina também é de tristeza”, analisa Graça Damschi.

Ela acrescenta que no quadro seguinte há paredes azuis, que é cor fria, mas dá leveza e calma, soalho amarelo, cor quente, aconchego, quadros na parede com flores remetem à alegria; vaso amarelo com flores roxas remete ao espiritual; móvel marrom remete à terra, família e raiz. Além disso, o abajur emite luz, aquece e ilumina o ambiente e as três pessoas felizes.
Segundo Márcia Garcia, o cenário retratado à esquerda, com cores quentes e traços de grafite marcados e rápidos representam agressividade, condizentes com a expressão triste na personagem retratada.

Os dias de chuva visto através da janela condizem com a melancolia da cena. A ausência da família torna o ambiente triste. “A cena da direita mostra ambiente alegre, com os personagens sorridentes, vivendo em conjunto. A pintura foi feita de forma uniforme. A natureza observada através da janela e nos objetos de decoração com flores e borboletas torna o ambiente harmonioso na convivência familiar, tornando as personagens aparentemente felizes.”

Avaliação do 2º lugar
No segundo desenho, Graça comenta que o azul forte representa energia, personalidade forte e, mesmo sendo uma cor fria, remete à tranquilidade. Pessoas felizes, amor transborda através dos corações na cor vermelha, quente, paixão, romantismo.

Márcia destaca que, representado por cores contrastantes, este desenho representa um ambiente alegre, em que existe convivência harmoniosa entre pessoas de diferentes culturas, etnias, crenças, unidas em prol de alguém que precisa de ajuda. “O amor é representado como uma forma de união e respeito entre todos, simbolizado pela figura do coração.”

O 2º lugar foi pra Carolina Bueno, 7º ano,  do Colégio Estadual Reinaldo Sass.
O 2º lugar foi pra Carolina Bueno, 7º ano, do Colégio Estadual Reinaldo Sass.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques