8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Conselho Tutelar: Participação de eleitores ficou abaixo do esperado

Dos cinco candidatos eleitos, um foi reeleito.

O Conselho Tutelar de Francisco Beltrão terá novos integrantes a partir de 2020. Domingo, 6, 3.906 pessoas foram ao Ginásio Arrudão, no Bairro Presidente Kennedy, e ao Centro da Juventude, no Bairro Pinheirinho, para votar. Estavam aptos à disputa 22 candidatos. O candidato mais votado foi Luiz Renato dos Santos, filho do ex-vereador Euclides dos Santos, o Kidinho. Dos atuais conselheiros, Elton de Vargas foi reeleito.

A apuração dos votos aconteceu na Casa dos Conselhos, na Secretaria Municipal de Assistência Social. A promotora da Infância e Juventude, Camille Dib Crippa, a presidente do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente, Claudia Tonello, e a secretária de Assistência Social, Nadia Bonatto, acompanharam e auxiliaram as pessoas que apuraram os votos. Alguns candidatos e apoiadores também estiveram no local para ver a apuração.

- Publicidade -

Claudia Tonello disse que a eleição transcorreu em clima de tranquilidade. Ela esperava a presença de um número maior de votantes, mas ressalta que o comparecimento foi um pouco maior que o registrado na eleição de 2015. “No geral foi uma eleição tranquila, bastante pessoas votando, mas em relação ao número expressivo de eleitores tivemos uma votação um pouco baixa, esperávamos um pouco mais, mas agradecemos a todos os eleitores que participaram”, comentou.

Ela adiantou que houve algumas intercorrências e requerimentos de denúncias que serão averiguados no decorrer da semana pela Comissão Especial Eleitoral. Claudia disse que não tinha conhecimento, ainda, se as denúncias envolviam candidatos eleitos. “Já foi feita uma ata com esse resultado final, se existir alguma mudança nos próximos dias ou meses [os candidatos] serão informados e refeitos”, ressaltou.

[relacionadas]

Promotoria vai cobrar

Veículos de comunicação nacional divulgaram, na semana das eleições dos conselhos, que muitos candidatos tinham vinculação com partidos políticos e igrejas. A promotora Camille Dib Crippa deu sua opinião sobre esta questão. “Eu não acredito que aqui em Beltrão tenha ocorrido isso [vinculação política], realmente foi veiculado que isso estava ocorrendo em diversos lugares do Brasil, mas a gente não observou esse tipo de fato aqui em Francisco Beltrão, talvez em outros lugares, mas aqui não.

”A promotora adiantou que os eleitos e suplentes vão participar de novos cursos de capacitação antes de tomar posse “e nessa oportunidade e em várias outras nós vamos poder conversar com eles e demonstrar o que o Ministério Público espera desses novos eleitos. Nós imaginamos uma nova era no Conselho Tutelar a partir de agora em Francisco Beltrão. Nós vamos cobrar isso, com a participação e trabalho efetivo dos conselheiros tutelares, para que deem essa prestação aos beltronenses”.

Os eleitos e os suplentes tomam posse no começo de 2020 e vão cumprir quatro anos de mandato.

 

 

Classificação Candidato            Votação

1º Luiz Renato dos Santos            534 – eleito

2º Elton de Vargas                       324 – eleito

3º Hildegard Maria Reichert          298 – eleito

4º Adair Carlos Machado              280 – eleito

5º Rodrigo Raota Jonikaites          250 – eleito

 

 

Suplentes

Classificação Candidato            Votação

6º Deivid de Oliveira Ouriques       225

7º Elias Celso Antunes                  225

8º Sidimar Martins da Cunha         198

9º Rodrigo Tognon                        194

10º Andressa C. Ize Niclote           191

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques