Geral

O Centro Regional de Especialidades (CRE) de Francisco Beltrão suspendeu as consultas com os médicos especialistas devido aos decretos municipal e estadual de restrições de atendimentos em algumas atividades entre os dias 27 de fevereiro e 8 de março.
As consultas foram suspensas no período de 2 a 5 de março. Os secretários municipais de Saúde da microrregião manifestaram à direção do CRE que a suspensão temporária seria importante para evitar aglomerações de pessoas e a possibilidade de contágio entre pacientes no transporte sanitário.
O pedido dos secretários está em concordância com os governos estadual e municipais que editaram os decretos de suspensão de atividades não essenciais, para tentar reduzir a curva de contágio pelo coronavírus, que provocou um aumento da demanda por leitos de enfermaria e UTIs nos hospitais de todas as regiões do Paraná para o tratamento da Covid-19.
Outros serviços estão normais
A Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS,), mantenedora do CRE, informa também que o atendimento continua normal nos centros de Atenção Psicossocial (Caps) para pessoas com distúrbios mentais (em anexo ao CRE) e de atendimento para pessoas com dependência em álcool e drogas (em Marmeleiro).
Também estão normais os atendimentos com médicos especialistas para gestantes e idosos e os exames. Ontem, Helton Pfeiffer, coordenador-geral da ARSS, entidade mantenedora do CRE, e o presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems), Leandro Legramanti, de Eneas Marques, conversaram sobre a perspectiva de retomada das consultas a partir de segunda-feira, 8, ou terça-feira, 9.
[relacionadas]