É preciso avaliar se vale a pena estabelecer um preço alto ou baixo.
O contabilista Adenilson Miranda, do escritório Wisecon Contabilidade, de Francisco Beltrão, faz uma análise sobre os preços baixos ofertados por empresas em diversos ramos da economia. O baixo preço, conforme Adenilson, “tira o sono de muitos empreendedores”.
O contabilista faz algumas indagações: “Será que estamos diante de um vilão ou um aliado dos pequenos negócios? Fazendo uma análise de dentro para fora da empresa: O que é o preço baixo do ponto de vista interno da empresa?”
Ele explica que “quando o empreendedor começa a fazer as contas e coloca no papel, fazendo o controle do seu negócio e seus custos, a amortização de investimentos e demais aspectos que devem rentabilizar o negócio, o empresário chega a um preço de seus produtos que gera o ponto de equilíbrio, ou seja, vendendo abaixo deste preço é prejuízo, vendendo acima trará o retorno ou lucro, vendendo muito acima do preço encontrado, trará muito retorno, porém, neste caso, poderá reduzir o potencial número de compradores. Portanto, temos que levar em consideração também que preço baixo não pode gerar prejuízo, pode até trazer pouco retorno, mas prejuízo, não!”
Adenilson sugere que o empresário avalie diversos aspectos para definir se é vantagem reduzir o valor de seus produtos ou serviços disponibilizados. “É importante fazer uma análise se pouco retorno vale a pena para uma estratégia de negócio, pois o empreendedor faz investimentos em equipamentos, procedimentos e processos, gerando um produto ou serviço diferenciado. Isto representa custos, sendo que uma estratégia possível seria reduzir a margem de lucros, em alguns produtos e serviços e manter uma boa margem de lucros em outros serviços e produtos”.
O contabilista argumenta que “com isso, empresa vai atrair clientes que procuram preço, além de manter os atuais, mas se não conseguir vender para estes clientes, a estratégia poderá não funcionar, e manter esta política por muito tempo poderá trazer grandes prejuízos para o negócio então, nesta perspectiva, deve-se reinventar o seu negócio”.
Do ponto de vista do mercado, preço baixo pode ser uma estratégia de posicionamento de marca e a busca de novos clientes. Adenilson, no entanto, ressalta que “porém, podemos analisar que devido à pandemia, os preços dos produtos e serviços podem ficar “caros”, neste momento, então o empreendedor poderá mudar a sua estratégia para trabalhar com preços baixos, para isto deverá simplificar a prestação de serviços, fortalecer a parceria com o fornecedor para ajustar os preços de compras dos produtos, cortar elementos supérfluos, ajustar os custos em relação ao novo cenário, e manter lucratividade mínima para o seu negócio”.
O contabilista ressalta que esta estratégia poderá dar certo em alguns negócios e outros não, ou seja, a cada período, e mudanças de cenário, praticamente obrigam o empreendedor, a estar se reinventando o tempo todo, para manter a lucratividade do seu negócio, e, neste caso, manter o seu negócio de portas abertas.
Por último, Adenilson recomenda que “devemos levar em consideração que preços baixos nunca devem gerar prejuízos, e sempre temos o impacto dos fatores internos e externos que influenciam no negócio, cabe a cada empreendedor decidir se preço baixo será uma estratégia que poderá adotar para sua empresa”.