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Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Contorno Noroeste impulsiona o crescimento

Geral

O Contorno Noroeste, que vai interligar as PRs 475 e 180 e a PR 475.

Uma nova rodovia está nascendo em Francisco Beltrão. É o trecho entre a PR-180 e a PR-483, o Contorno Noroeste, ligação com 5,2 quilômetros de extensão e investimentos na casa de R$ 50 milhões.
A obra facilitará o trânsito regional com Cascavel e Dois Vizinhos, e vai impulsionar o crescimento do município. Ao todo serão cinco viadutos e uma ponte sobre o Rio Santa Rosa.

“É uma obra muito emblemática. Esse contorno reforçará a ligação do Sudoeste e de Francisco Beltrão, um dos polos regionais, com Cascavel. Essa é uma área do Estado que tem se desenvolvido rápido e que induz o crescimento do agronegócio e a geração de novas empresas a partir do seu polo estudantil”, declarou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior. “É uma amostra da parceria bem-sucedida entre o Governo do Estado, Assembleia Legislativa e a prefeitura.”

Segundo o prefeito Cleber Fontana, a expectativa é de que esse contorno represente para o município os mesmos ganhos da estruturação viária dos anos 2000, que permitiu a construção de hospitais fora do eixo central. O projeto executivo aponta que pelo menos seis mil veículos devem transitar por dia nesse trecho, após a sua inauguração.

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O Túnel do Rio Marrecas, que terá 1,2 quilômetro de extensão.

“Esse contorno é imprescindível para retirar o trânsito pesado, até de cargas vivas, de dentro da cidade, da frente de hospitais, escolas. É uma região de agronegócio pujante, com caminhões de câmaras frias, ração, e que não precisa se misturar com a vida urbana”, destaca o prefeito. “Essa alça rodoviária vai agilizar e melhorar a qualidade de vida de Francisco Beltrão, e conectar a cidade a outros municípios com mais rapidez”.

Viaduto
Nessa ligação haverá outro viaduto para conectar ao loteamento e vias marginais, o que dará segurança aos moradores mesmo com a projeção de trânsito intenso no contorno. Após 1,2 quilômetro, por esse lado, a estrada alcança o Rio Santa Rosa, onde haverá uma ponte que ainda não começou a ser construída.

As pedras retiradas dos paredões são utilizadas nesse aterro próximo da ponte e nas obras iniciais de preparação da estrutura. Quando o rio enche, depois de chuvas intensas, as águas costumam atingir a comunidade, por isso o projeto do DER-PR prevê elevação com rochas até a cota de cheia, de quase cinco metros de altura. O novo sistema de drenagem também resolverá eventual elevação do rio sobre a rodovia. A ponte terá 60 metros de concreto protendido.

A nova trincheira no cruzamento da Rua Marília com a Avenida Natalino Faust/Contorno Norte.

Terceira faixa
As obras do outro lado, no sentido Cascavel, onde transitam nove mil veículos por dia, avançam com mais intensidade. A entrada do contorno nesse lado será com uma descida de 2,1 quilômetros e 6,5% de inclinação em direção à comunidade de São Marcos. O trecho terá terceira faixa na subida, para quem vem de Dois Vizinhos. A rampa talhada na montanha corta a Estrada Velha do Picadão, primeiro acesso entre Francisco Beltrão e Cascavel, e a conexão até o Aeroporto Paulo Abdala. Esse trecho conta com mais dois viadutos até alcançar, novamente, a ponte sobre o Rio Santa Rosa.

Para formar essa descida, os terrenos ainda serão rebaixados cerca de sete metros para a construção do viaduto de acesso na PR-483. “É um jogo de encaixe. Já temos alguns paredões escalonados contra a erosão e instalamos galerias e sistemas de escoamento e drenagem por todo o trecho. É uma rodovia com previsão de 80 km/h, trânsito intenso, e com desafio logístico muito grande em meio ao trânsito pesado e à vida da comunidade rural, o que torna tudo muito delicado”, analisa Roberto Machado, engenheiro fiscal do DER de Francisco Beltrão.

Segundo o diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiatti, a retomada das escavações no Contorno Noroeste em Francisco Beltrão foi uma das prioridades no início de 2020. “A expectativa é de que esse desvio ajude a separar o caminho do setor produtivo e o trânsito normal do município”, analisa. “O município é uma das referências do Sudoeste e terá uma nova rodovia para as próximas décadas”, conclui.

Pato Branco
Em Pato Branco, o Contorno Noroeste vai interligar a BR-158 (ligação com Coronel Vivida), a sete quilômetros do primeiro viaduto urbano de Pato Branco, à PR-493 (sentido Itapejara D’Oeste).

O Hospital Geral Intermunicipal, no Bairro Água Branca, está sendo construído com verba do Ministério da Saúde.

Francisco Beltrão
Contorno Noroeste
Empreiteira: Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda
Dados da obra: Implantação do Contorno Noroeste de Francisco Beltrão em uma extensão de 5,267 km, ligando a PR-180 à PR-478.
Prazo de execução: 2021.
Valor da obra: R$ 30,6 milhões.
Dispêndio: Governo do Estado.

Pato Branco
Contorno Norte
Empreiteira: F. Zancanaro Terraplanagem Ltda
Prazo de execução: 2021
Valor da obra: R$ 25,7 milhões
Dados da obra: Implantação do Contorno Noroeste de Pato Branco, em uma extensão de 5,28 km, ligando a BR-158 à PR-493
Dispêndio: Governo do Estado

Palmas
Pavimentação com asfalto entre Palmas-Coronel Domingos Soares
Empreiteira: Tucuman Engenharia e Empreendimentos Ltda
Prazo de execução: 2021
Valor da obra R$ 49,9 milhões
Dados da obra: Pavimentação de 27,17 quilômetros da PR-912, entre Coronel Domingos Soares e o entroncamento com a PR-449
Dispêndio: Banco Interamericano de Desenvolvimento
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