Ainda é possível enviar a declaração do IRPF.
Contribuintes que entregaram suas declarações do Imposto de Renda 2021 já podem saber se caíram na malha fina da Receita Federal. Ou seja, deverão apresentar retificação à Receita esclarecendo os erros na declaração ou documentos que comprovem a veracidade da sua declaração. O cidadão pode acessar o e-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login).
Lá, o contribuinte deve acessar “Meu Imposto de Renda”. Na página seguinte, irá aparecer a linha do tempo das declarações entregues. Na de 2021, haverá a informação que ajudará a identificar se o documento enviado caiu na malha fina. Quem está com tudo em dia verá a mensagem “Em fila de restituição”.
Segundo a Receita Federal, ao todo, o órgão recebeu 34,1 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021, ano-base 2020. Em Francisco Beltrão foram enviadas 16.496 declarações do IR, ante uma previsão inicial de 15.836 declarações. Como a tabela do IR não é corrigida, todos os anos mais trabalhadores são obrigados a declarar os rendimentos. Quem não declarou o imposto no prazo pode enviar o documento, mas há multa mínima de R$ 165,74. Já quem cometeu algum erro pode enviar uma declaração retificadora.
