17.4 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 26 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Cooperativas da região vão fornecer alimentos para o programa de alimentação escolar

Geral

Almir Calegari, presidente da Coopafi de Beltrão, uma das cooperativas que voltará a fornecer alimentos da agricultura familiar para as escolas da rede estadual.

As cooperativas da agricultura familiar da região conseguiram novos contratos de fornecimento de alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que no Paraná é mantido pela Secretaria de Estado da Educação e Esporte. Conforme José Carlos Farias, da Coopafi Central, as coopafis de Francisco Beltrão, Marmeleiro, Itapejara D´Oeste, entre outras, vão fornecer os produtos. A Cooperativa de Vitivinicultores do Sudoeste do Paraná (Copervin), de Beltrão, também foi contemplada.

A Copervin, que congrega 32 produtores de uvas e vinhos, vai fornecer suco de uva para os colégios públicos. Ivanir Schmitz, presidente da entidade, diz que a produção de uva foi muito boa nesta safra. Foram produzidos mais de 30 mil litros. A cooperativa vai poder atender as escolas da rede municipal de ensino de Beltrão, da rede estadual de Beltrão, Eneas Marques e Marmeleiro, e continua fornecendo suco para o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado.

[RELACIONADAS]

- Publicidade -

Para a unidade local do Exército, a quantidade é menor e ocorre uma vez por mês. Para as escolas a entrega será mais frequente já que o número de pessoas atendidas é maior.

A Coopafi Francisco Beltrão também conseguiu contrato com a Seed e vai fornecer mandioca, batata, tempero verde, alface, doces, frutas e panificados. A entidade entregará os produtos somente para as escolas estaduais de Beltrão. Almir Calegari, presidente da Coopafi, prevê que os cooperados terão de aumentar a produção visando atender à demanda. Cerca de 60 produtores já estão aptos para entregar alimentos via cooperativa.

Calegari acredita que mais dois ou três produtores rurais vão passar a entregar seus produtos para a Cooperativa manter as entregas previstas no contrato. “Já tem interessados em voltar”, conta, ao lembrar que no ano passado eram 69 cooperados que produziam alimentos para a merenda escolar.

Há poucos meses a cooperativa foi contemplada com recursos financeiros do programa Coopera Paraná e recebeu a custo zero uma camioneta Fiat Fiorino com furgão, palets, caixas e outros equipamentos para melhorar os processos internos e as entregas.

Um dos critérios exigidos para a participação nestas concorrências é que as cooperativas sejam formadas, efetivamente, por agricultores familiares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques