17.5 C
Francisco Beltrão
sexta-feira, 13 de junho de 2025

Edição 8.225

13/06/2025

Cooperativas estão entre as empresas

Cooperativas estão entre as empresas

O setor cooperativo agropecuário é uma das principais áreas que impulsionam a economia paranaense. Responsáveis por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, estas organizações associativistas movimentam sozinhas quase 50% do total de exportações nacionais no setor, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio.
 Das 40 empresas paranaenses que mais exportaram nos cinco primeiros meses de 2004, cinco são cooperativas e todas contam com financiamentos do BRDE. Juntas, Coamo, Lar, C.Vale, Copacol e Coopavel movimentaram até agora um total de US$ 283,96 milhões em exportações. Atualmente, mais de 20 das principais cooperativas agrícolas do Paraná contam com recursos do BRDE, através de financiamentos ou convênios. Juntas elas atingem um total de 1.319 municípios do País e empregam diretamente 23.880 pessoas.
Cooperativa de crédito
No Rio Grande do Sul, existem 835 cooperativas que representam cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. O Sicredi foi a primeira cooperativa de crédito brasileira que surgiu no Estado, em 1902, no município de Nova Petrópolis. Os principais ramos do cooperativismo gaúcho são: agropecuário, consumo, crédito, educacional, habitacional, infra-estrutura, mineral, produção, saúde e turismo e lazer.
Diretores das cooperativas agrícolas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão um encontro amanhã, em Foz do Iguaçu. Patrocinado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o 1º Seminário Cooperar BRDE tem como tema ?As Cooperativas e os Desafios da Globalização?, e reunirá autoridades públicas e expressivas lideranças do cooperativismo brasileiro.
Um dos palestrantes convidados é o economista John Wilkinson, doutor em economia agrícola e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro que dissertará sobre ?Tendências Mundiais nos Agronegócios? Os governadores dos três estados confirmaram presença, bem como o presidente das Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques