Investimento está estimado em R$ 30 milhões.

O prefeito Cleber Fontana (PSDB), de Francisco Beltrão, recebeu Paulo Roberto Nachtygal, gerente do Departamento de Serviços da Copel para as regiões Oeste e Sudoeste, e Marcus Vinicius Monteiro, gerente da agência de Francisco Beltrão, sexta-feira, 29.
Um dos assuntos tratados pelos representantes da estatal com o prefeito foi sobre a construção da subestação da Copel Petrópolis, no Bairro Água Branca. A obra está orçada em R$ 30 milhões, mas foi paralisada no ano passado devido a problemas com a empreiteira, que iniciou a obra e depois paralisou.
[relacionadas]
Marcus Vinícius adiantou que uma nova empresa foi contratada para executar o serviço. Ainda não há definição de quando os serviços serão retomados. Depois de pronta, a subestação vai atender melhor os clientes da companhia na região do Água Branca, que é formado por diversos bairros e loteamentos em Francisco Beltrão e Marmeleiro, além dos clientes de Marmeleiro, Renascença e Flor da Serra do Sul.
Marcus salienta que a nova subestação “trará maior confiabilidade para todo o sistema” de distribuição de energia elétrica. A nova subestação comportará uma carga maior. Serão instalados na subestação novos transformadores, religadores e capacitores.
O reforço na energia elétrica será possível porque uma nova rede de distribuição de alta tensão foi construída entre a subestação de Realeza e a futura subestação do Água Branca. A subestação do Bairro Pinheirinho, na Cidade Norte, continuará sendo parte do sistema interligado, aumentando as cargas existentes nos municípios da região de Beltrão.
Paraná Trifásico
A companhia energética também está fazendo um grande investimento na mudança de rede de distribuição no interior, pelo Programa Paraná Trifásico. Todo o Paraná será beneficiado com este programa, que começou pela região Sudoeste.
O sistema trifásico tem maior capacidade no fornecimento de energia para as propriedades rurais. Nos últimos 20 anos, o Paraná se tornou grande produtor de leite, frangos e suínos e há necessidade de melhorar o fornecimento de energia elétrica para as propriedades rurais.
Marcus conta que os trabalhos do Paraná Trifásico continuam no interior de Francisco Beltrão e demais municípios da região. O programa foi lançado no passado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero.