No primeiro semestre de 2021 cerca de 40 transportadores se filiaram à entidade.
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A Cooperativa de Transportes 14 de Dezembro (Coptrans), de Francisco Beltrão, abrange 174 cooperados e uma frota de 350 caminhões que puxam aves vivas, rações, câmaras frias e conteiners (cargas congeladas) e à granel (grãos de soja, milho e farelo). É a maior cooperativa do Paraná no segmento dos transportes em número de cooperados e faturamento. No ano passado a receita chegou a R$ 79 milhões. Desde sua fundação, o trabalho da diretoria sempre foi voltado para a conquista de melhorias aos associados, redução de custos e outros benefícios.
Nos últimos 13 meses foram tomadas duas importantes decisões pela diretoria. A primeira foi a implantação do ponto de abastecimento de óleo diesel e arla e venda de insumos — pneus, óleo lubrificante, entre outros produtos — com preços subsidiados. O ponto de abastecimento foi instalado em imóvel alugado no Bairro Sadia. A segunda decisão foi tomada no começo do ano, de transferência da sede da cooperativa também para o Bairro Sadia, em imóvel próximo ao ponto de abastecimento.
A implantação deste ponto de abastecimento vem garantindo uma margem razoável para o transportador associado já que, em média, o litro de diesel é comercializado R$ 0,14 mais barato. Para garantir o melhor preço na aquisição das cargas de diesel, a cooperativa faz a cotação de preços de distribuidoras regionais que compram o produto das companhias Shell, Ipiranga e Petrobrás. No ponto de abastecimento os motoristas são atendidos por três funcionários da Coptrans.
A cooperativa também possui convênios com mais de 90 postos de combustíveis espalhados pelo Brasil, para garantir outros benefícios aos cooperados e seus funcionários, que transportam vários tipos de cargas. Mas um dos maiores benefícios que a cooperativa proporciona aos associados são os contratos de transportes de cargas com empresas de atuação em nível nacional. “Hoje o empresário pequeno não tem mais condições de trabalhar sozinho, porque os grandes embarcadores querem apenas uma pessoa para negociar”, argumenta o presidente da entidade, Ezídio Salmoria.
Nos últimos anos, os custos aumentaram muito para os transportadores de cargas, principalmente com combustível e os insumos — pneus, por exemplo.
A Coptrans trabalha em parceria com grandes empresas do agronegócio e os motoristas e cooperados contam com o apoio dos funcionários que estão na sede (administrativo e ponto de abastecimento), em Francisco Beltrão e nas filiais em Paranaguá, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde.
O bom trabalho e desempenho e as boas parcerias com empresas de vários setores, pela Coptrans, vêm resultando na adesão de novos cooperados. No primeiro semestre de 2021 cerca de 40 novos empresários se filiaram à entidade. Ezídio Salmoria, presidente da cooperativa, destaca que este resultado se deve à expansão de novas oportunidades de transportes de cargas e à prestação de serviços para diversos embarcadores. A cooperativa nasceu em Beltrão, mas hoje tem sócios nas regiões Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina.
Ezídio diz que o faturamento de R$ 79 milhões, no exercício de 2020, foi menor. Este resultado se deve à pandemia do coronavírus, que afetou várias atividades econômicas. Com as novas parcerias firmadas com embarcadores, a meta para 2021 é aumentar as receitas.
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