5.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 12 de junho de 2025

Edição 8.224

12/06/2025

Coronel Pancotti assume o comando da PM e Requião anuncia o Projeto Povo

Coronel Pancotti assume o comando da PM e Requião anuncia o Projeto Povo


O governador Roberto Requião confirmou ontem, durante a cerimônia de posse do novo comandante da Polícia Militar do Paraná, coronel David Antonio Pancotti, que vai dar prioridade ao policiamento comunitário, através do projeto “Povo” ? Policiamento Ostensivo Volante. O projeto inicia pelas cidades de Londrina, Curitiba e Região Metropolitana. Requião também elogiou a corporação, afirmando que ” a Polícia Militar do Paraná é, sem dúvida, a melhor do país”.
O coronel Pancotti substitui o coronel Mário Sérgio Nicolau, que entrou para a reserva há duas semanas, após 35 anos de serviços prestados à corporação. O novo comandante, na PM há 31 anos, afirmou que sua principal meta é ampliar o programa de policiamento comunitário, que funciona em alguns bairros de Curitiba, e usá-lo como base para a implantação do projeto “Povo”. “Vamos também valorizar o policial, oferecendo cursos de qualificação, e dar atenção especial às ações integradas, que já estão sendo realizadas em Almirante Tamandaré e São José dos Pinhais”.
O aparelhamento da polícia científica e a qualificação profissional do efetivo têm sido defendidos pelo governador como o melhor caminho para uma polícia militar eficiente. “Não adianta aumentar o efetivo se o policial estiver despreparado para atuar”, disse Requião. O projeto Povo vem se somar a esses esforços, dentro da filosofia de estreitar o contato da comunidade com o policial. O projeto prevê PMs conhecidos dos moradores do bairro, atuando com uma viatura e duas motos, e podendo ser acessados através de um telefone celular e do próprio 190.
O governador também elogiou a atuação da comissão de mediação, formada por representantes do Ministério Público, Polícia Militar, prefeitura municipal e Iapar, no caso da desocupação de uma área do Instituto no município de Xambrê, invadida por sem terras. “Mais uma vez fizemos uma desocupação através do diálogo e da dissuasão, em vez de empregar a força policial”, comentou Requião.
A transmissão do comando aconteceu no quartel do Comando Geral da PM, às 9h30, e contou com as presenças de secretários de Estado, representantes do Poder Legislativo e do Poder Judiciário, e demais autoridades militares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques