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Pesquisa realizada pelo iq, startup de serviços financeiros, revelou que 50% das pessoas têm o hábito de realizar compras on-line em farmácias e que, destas, 38% passaram a fazê-las após o início da pandemia da Covid. O levantamento, que contou com mais de quatro mil respondentes com mais de 18 anos e de todas as regiões do País, também mostrou que os itens mais buscados nesse tipo de loja on-line, são produtos de beleza (20%), medicamentos isentos de prescrição médica (19%) e produtos para higiene (17%), seguidos por vitaminas e suplementos (15%) e itens para bebês (10%).
No entanto, apesar da mudança de comportamento já beneficiar as redes de farmácias, ainda há muito espaço para crescer, pois metade das pessoas ainda não compra pela internet, nesse tipo de estabelecimento. De acordo com a pesquisa, os principais motivos para isso não acontecer são a preferência por ver os produtos na prateleira (20%), conveniência de sair do local já com os itens em mãos (18%) e o atendimento presencial (10%).
Além disso, outros fatores votados pelos respondentes mostram que os players, do setor, precisam fazer adaptações para conquistar mais clientes. “Identificamos, por exemplo, que 15% das pessoas acham o frete muito caro, 10% consideram o prazo de entrega longo demais e 8% não sabiam que era possível fazer compras on-line em farmácias. Para endereçar essas questões, as empresas precisam, por exemplo, melhorar sua comunicação com os clientes, tornando as compras mais intuitivas”, afirma Fernando Iodice, cofundador do iq e especialista em finanças pessoais e comportamento do consumidor.
Farmácias locais têm canais próprios
Em Francisco Beltrão, uma modalidade semelhante e que vem crescendo é a de tele entregas, com compras via telefone e WhatsApp e recebimento mais rápido do que comprar em grandes sites. “A procura por esse tipo de serviço aumentou um pouco durante a pandemia, mas já vínhamos oferecendo desde que o estabelecimento começou a funcionar”, explica a gerente da Farmácia do Trabalhador, Driele Vacari.
Adriano Ribeiro é sócio da rede Ultra Descontão, com três farmácias na cidade, que está sendo remodelada e vai focar mais neste tipo de serviço. “Não temos uma procura tão grande pela compra a distância, o pessoal daqui gosta mais de ir pessoalmente ao estabelecimento, mas há espaço para crescer neste modelo”, diz.
A rede Soberana, por exemplo, tem site próprio com produtos de cuidados pessoais, ortopédicos, eletrônicos e medicamentos que não precisam de prescrição médica. É possível comprar e pagar pelo site e receber os produtos em casa.