A partir de maio serão 12 clubes no município, com mais de 400 integrantes.

Quinta-feira, 16, foi dado o pontapé inicial para a criação de um novo clube de Rotary em Francisco Beltrão. A reunião aconteceu na Furbe e contou com a presença do casal governador do distrito 4640, Sérgio Baseggio e Marta Cella Baseggio, e do presidente do Rotary Francisco Beltrão Alvorada, Moacir Giacomin.
O Rotary Alvorada é o clube padrinho do recém-criado ‘Rotary Club Satélite de Francisco Beltrão Alvorada – Galera do Chapéu’, que será o 12º clube de Rotary do município. A partir de maio, quando o clube for efetivamente criado, serão mais de 400 rotarianos, além dos integrantes de outros movimentos rotários, como Rotaract, Interact, Rotary Kids e Associação das Senhoras de Rotarianos.
Ponto de partida
Sergio Baseggio afirma que o evento deu início ao processo de criação do novo clube. “Demos a largada para a criação desse clube, que será satélite até o dia da conferência, no dia 21 de maio de 2022, porque já tem componentes acima do número necessário para a criação do clube de fato. Mas ficará como satélite pra ir recebendo as orientações até a o dia conferência”, conta. Hoje, o Distrito 4640 é o maior da América do Sul, com quase três mil integrantes nos municípios de abrangência e Sérgio comemora a marca. “É uma grande alegria estar à frente desse distrito e sentir toda a vibração e energia desses quase três mil rotarianos que estamos conduzindo”, comemora.
Inovação e descontração
A presidente do novo clube satélite, Eduarda Sartori, contadora, 22 anos, afirma que da mesma forma que todos os 30 membros que integram o grupo, é nova no Rotary e que ficou muito feliz com o convite recebido do governador Baseggio para estar à frente do Rotary Club Satélite de Francisco Beltrão Alvorada – Galera do Chapéu. “Buscamos inovação por meio do nome criado, ‘Galera do Chapéu’, para transmitir descontração, união e alegria a todos através dos nossos chapéus. Queremos levar descontração aos nossos membros, que têm vontade de servir. Foi aí que sentimos engajamento de todos, o que foi fundamental para a criação do novo clube”, diz.
Quando perguntada sobre o que representa para ela fazer parte e estar à frente de um novo clube de Rotary em Francisco Beltrão, Eduarda fala que sempre teve o ideal de servir sem esperar nada em troca, durante toda sua vida. Isso a motivou a se tornar uma rotariana. “Eu sempre deixei claro a todos ao meu redor que essa era a minha vontade. Por meio da minha amizade com o governador Baseggio e sua esposa Marta, vi uma oportunidade em poder colocar ainda mais em prática essa minha vontade”.
Ela conta que debateu junto ao governador e à sua esposa sobre a criação do grupo satélite do Rotary Alvorada e que se inspirou muito na frase do ano rotário. “Baseado no lema ‘Servir para Transformar Vidas’, que é uma frase muito forte e intensa, tive a honra de ingressar nessa nova trajetória de solidariedade, evolução e principalmente de companheirismo”.
O padrinho do novo clube é o Rotary Alvorada e seu presidente, Moacir Giacomin, afirma que, apesar do Rotary Galera do Chapéu ainda não estar consolidado como clube, é um braço importante do Rotary Alvorada e que a formação de um clube satélite traz uma grande expectativa com relação aos novos potenciais de desenvolvimento que os novos integrantes podem trazer.
“Pessoas com conhecimentos dos mais diversos vão nos trazer mais conhecimento, criatividade e relacionamento. Isso contribui muito com o Rotary porque a amizade e o companheirismo fazem com todos tenham um ótimo relacionamento para desenvolver projetos em benefício da comunidade. Vai contribuir muito com a Fundação Rotária também”, avalia.