9.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Cuidados com os pets para o fim do ano

Fique atento à vacinação e ao vermífugo, exigidos para a hospedagem de animais.

Dra. Yana Cris Crestani, da Vital Clínica Veterinária e Pet Shop.

As comemorações de fim de ano estão chegando e, apesar de toda a diversão, é importante ficar de olho em nossos pets, para que eles não sofram e nem fiquem estressados, como alerta dra. Yana Cris Crestani, da Vital Clínica Veterinária e Pet Shop. Confira algumas dicas.

– Cuidado com a alimentação
Não deixe que ninguém ofereça ao pet qualquer tipo de alimento que ele não esteja acostumado a comer, principalmente chocolates e carnes gordurosas, o que é comum nas festas de fim de ano.


– Decoração natalina

Os animais ficam fascinados pelas árvores de Natal, com todas aquelas bolinhas e luzes piscando, por isso tome cuidado para que eles não os destrua e engula, além disso, cuidado com fios elétricos dos pisca pisca, caso o pet venha a morder os fios, poderá levar um choque.

- Publicidade -


– Respeite o espaço do seu pet

Durante as festas, deixe-o separado caso ele demonstre medo ou incômodo com a movimentação no ambiente dele. Se o seu animal não é acostumado com crianças, fique de olho, pois elas podem querer abraçar e brincar com o seu animalzinho, o que pode causar estresse, e deixá-lo bravo, além do risco da criança o machucar, ou vice-versa.


– Vacinação

Mantenha a vacinação do seu pet em dia principalmente se você pretende viajar, seja de carro ou ônibus, ou mesmo se for deixá-lo em hotéis para pet. A carteirinha de vacinação é um documento obrigatório para esses casos, e as vacinas não podem estar com datas de aplicação vencidas. Além disso, o vermífugo e antipulgas são exigidos para a hospedagem de animais para prevenir que ele adquira alguma doença.


– Fogos de artifício

São o temor dos pets e podem assustar muito nossos amiguinhos de estimação. Nos dias que haverá fogos, algumas medidas podem ser tomadas, como deixá-lo solto, para que possa se acomodar em um local confortável e que ele se sinta seguro. Caso seu animal fique dentro de casa, feche todo o ambiente para abafar o som, e deixe uma música ou a TV ligada para amenizar o barulho.


– Fugas de animais

Essa época é recorde de fugas de animais, pois há grande movimentação de pessoas em nossa residência, podendo deixar uma brecha para o seu pet fugir de casa. Outra causa de fugas está relacionada à tentativa de se abrigar em locais seguros durante a queima de fogos.

[relacionadas]
– Se antecipe

Não deixe tudo para a última hora, a maioria das pessoas gostam de deixar seu pet limpinho e tosado para a época de festas, e os pet shops têm uma grande demanda nesse mês, então antecipe e deixe um horário agendado desde já.


– Animal estressado

Caso seu animal sofra muito com esse período de fim de ano, no mercado pet existem produtos fitoterápicos que são calmantes naturais que podem ser administrados numa forma de amenizar o estresse. Porém, para esses produtos terem eficácia, devem ser dados pro animal no mínimo 15 dias antes do dia de estresse, como por exemplo que antecedem o dia de uma viagem, para que ele possa fazer um efeito significativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques