Geral

Ter domínio sobre os processos e detalhes envolvidos na declaração do Imposto de Renda é uma aptidão fundamental para profissionais de contabilidade. Além de ser um serviço de relevância para os clientes que, em geral, se sentem bastante inseguros para fazer pessoalmente suas declarações, é uma das mais importantes rendas extras para os contadores, sendo considerado 14º e 15º salários.
[relacionadas]
Para ampliar o conhecimento dos acadêmicos, o curso de Ciências Contábeis, da Unisep, campus de Francisco Beltrão, promove no próximo mês uma capacitação específica sobre Cálculo e Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. A proposta é fornecer base teórica e prática da contabilidade tributária à pessoa física.
Conforme o coordenador de Contábeis, Ivanir Rufatto, o curso irá proporcionar ao participante conhecimentos para a prática do cálculo do IRPF e para a utilização do software DIRPF, da Receita Federal do Brasil, além de trabalhar cases específicos que impactam na declaração, como ganho de capital, renda na bolsa de valores, doações, auxílio emergencial e investimento em bitcoins.
“É obrigatória a prestação de contas à Receita Federal sobre o imposto de renda Pessoa Física. E são muitas situações diferentes, há quem teve retenções e deseja restituir, quem tenha renda que ultrapassa o limite de isenção, dentre outras obrigatoriedades a declarar. Declaração bem feita é sinônimo de tranquilidade e até de economia para os clientes; o contrário é dor de cabeça na certa. Por isso, é fundamental o futuro profissional estar muito bem preparado”, frisa o professor Ivanir.
Renda extra e fidelização dos clientes
Ivanir informa que as aulas, programadas para os dias 3 e 17 de abril, serão realizadas via Google Meet ou Zoom e, como ferramenta complementar ao curso, haverá disponibilização de material de apoio aos acadêmicos. “É uma oportunidade excelente para adquirir capacitação de forma prática e direcionada em uma atividade que além de promover renda extra auxilia na fidelização do cliente”, finaliza.