As orientações foram repassadas para as construtoras em reunião da Secretaria de Obras

A Secretaria Municipal de Obras e o Departamento de Trânsito (Depatran) convidaram profissionais e empresários da construção civil para uma reunião em que foi abordada a legislação para o uso de calçadas em obras de construção civil.
Muitas vezes as obras exigem o uso da calçada e, em alguns casos, até parte da rua, causando transtorno e risco para pedestres. O objetivo do trabalho e da lei é permitir que os investimentos importantes do setor de construção civil sigam seu curso, com o menor transtorno possível ao dia a dia da cidade.
Para os profissionais da área a regulamentação é importante. O presidente do Sindicato Regional dos Arquitetos e Engenheiros de Pato Branco, Sergio Luis Masutti, disse que é preciso coerência para que a lei não faça exigências exageradas.
“Entendemos que é preciso regulamentar o uso das calçadas no entorno dos canteiros de obras, mas esta intervenção que regulamenta não pode também ser um empecilho para o trabalho das construtoras”, afirmou Masutti.
O secretário de Obras, Vladimir Ferreira, destacou que o objetivo é justamente criar as condições ideais para o andamento das obras, ao mesmo tempo em que o foco é a segurança das pessoas no local, e também o menor ruído possível para o cotidiano urbano.
A diretora do Depatran, Marines Gerhadt, disse que o órgão será responsável pela fiscalização e emissão das autorizações. “Seremos ágeis no processo de liberação dos pedidos, com 72 horas para emissão das autorizações, ao passo que as empresas terão prazos de dez dias para a execução das obras”, afirmou.
[relacionadas]