15.3 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Depois de “sinal verde” da Itaipu, prefeitos da Amsop preparam projetos para a região

Geral

Em pé, pronunciamento do prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, na Amsop; na foto também os prefeitos Carlinhos Turatto (Dois Vizinhos), Luiz Carlos Boni (Planalto), Nilson Feversani (Bom Sucesso do Sul), Robson Cantu (Pato Branco) e Paulo Horn (Sulina).

A Itaipu tem dinheiro para projetos para os municípios. Basicamente foi isso que os prefeitos da Amsop escutaram recentemente, quando estiveram sentados numa rodada de conversa em Cascavel, espelhados nas conquistas que a Amop coordenou para a região Oeste.

“É isso que a Itaipu diz, apresentem os projetos”, resumiu José Kresteniuk, diretor da Amsop, ontem quando alguns prefeitos se reuniram para dar o pontapé inicial nessa nova oportunidade.

“A Itaipu quer colocar sua marca no Sudoeste, temos que ter projetos que contemplem todos os municípios”, comentou o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana (PSDB).

- Publicidade -

E uma sugestão, por exemplo, foi um projeto de calçamento para todos os 42 municípios, entre 2,5 a 3 quilômetros para cada um. Outra ideia levantada foi a de usina de asfalto. De acordo com o prefeito Robson Cantu (PSD de Pato Branco), “três usinas dariam conta de cobrir toda a região e os municípios formariam consórcios para manter essas usinas”.

De acordo com presidente da Amop, prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos (PSC), “o apoio da Itaipu, especialmente a partir de 2019, com obras estruturantes e outras de menor porte, são fundamentais para o desenvolvimento regional. Como exemplo, ele mencionou o investimento na infraestrutura viária que melhorou o escoamento da produção do agronegócio, a ampliação do Aeroporto de Cascavel e várias outras obras em Foz do Iguaçu, como a nova ponte entre o Brasil e o Paraguai e a Perimetral Leste, que têm impactos diretos na economia regional”, declarou, conforme a assessoria da entidade.

O prefeito de Bom Jesus do Sul, Hélio Surdi (PP), lembrou das rodovias da região da fronteira, que precisam de mais segurança, com terceiras faixas.

[relacionadas]

A conclusão da reunião foi de que as ideias levantadas serão relacionadas e em seguida será feita uma ordem de prioridade para pôr no papel o que a região necessita.

Bem ao centro (camisa azul), o prefeito de Bom Jesus do Sul, Hélio Surdi faz seu pronunciamento, defendendo um projeto da Itaipu de terceiras faixas para as rodovias da região da fronteira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques