O Jornal de BeItrão sempre acompanhou a política local e regional. Quando da estreia da publicação, em 1989, o prefeito era Nelson Meurer (PDS), hoje deputado federal pelo PP. Junto com Assis do Couto (PT), Meurer representa o Sudoeste na Câmara Federal. São dois entre 30 parlamentares do Estado. Os eleitores da região representam 5% do eleitorado paranaense, e têm 6,6% da bancada federal.
Também na Assembleia a proporção de cadeiras sudoestinas é superior aos 5%. Foram eleitos seis deputados em 2010, ou 11% da casa. “É uma região extremamente politizada, eu sempre digo isso: a região Sudoeste cobra do seu político, isso não se vê em outras regiões.” A frase é do deputado estadual Ademar Traiano. Mas é ecoada, com outras palavras, mas com o mesmo sentido, também pelos deputados Caíto Quintana (PMDB), Luciana Rafagnin (PT), Rose Litro (PSDB) e Nelson Luersen (PDT).
“Devemos à imprensa o fato de termos representantes comprometidos com as causas do povo”, disse Luersen, destacando ainda que “o Jornal de Beltrão se firmou como um meio de comunicação relevante para a população do Paraná, se fazendo presente e retratando a realidade de todo o Sudoeste e informando de forma imparcial os acontecimentos econômicos, sociais, esportivos, culturais e políticos”.
Hoje são cinco deputados sudoestinos na Assembleia, já que Augustinho Zucchi (PDT) se elegeu prefeito de Pato Branco em 2012, mas Zucchi também sempre se referiu à politização regional como um fato determinante para o sucesso dos deputados sudoestinos na Assembleia.
A família Litro está no Parlamento estadual desde 1999, com Luiz Fernandes Litro (PSDB). “Comecei como vereador em Dois Vizinhos [em 1993], e lembro que o Jornal de Beltrão, com o Jornal de Dois Vizinhos [de 1991], sempre acompanhou a política; isso ajuda os políticos da região”, disse.
Litro foi deputado de 1999 a 2010, daí foi sua esposa a eleita, Rose Litro. Mas agora para 2014 o candidato será o filho do casal, Paulo Henrique Litro. Os demais, Traiano, Caíto, Luciana e Luersen, concorrem mais uma vez neste ano. Terão a companhia de nomes novos, todos democraticamente correndo atrás dos votos para continuar representando o Sudoeste. Caíto é o mais longevo da turma. Está na Assembleia desde 1983, seis anos antes do aparecimento do Jornal de Beltrão. Mas também sempre foi um apoiador da imprensa, destacando o espaço que o jornalismo dá à política.
Luciana foi vereadora em Beltrão nos anos 90 – e estreou na corrida para a Assembleia em 1998, ficando na suplência. Assumiu a titularidade em 2001, e sempre se reelegeu.
Luersen foi prefeito por três vezes de Planalto e está no primeiro mandato de deputado. Traiano no momento é o sudoestino de maior destaque, ocupando o cargo de líder do governo na Assembleia. A carreira política começou nos anos 80, como vereador e prefeito de Santo Antônio do Sudoeste. Desde os anos 90 tem assento na Assembleia.