20.4 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Desenvolvimento do turismo passa necessariamente pelos investidores privados

Presidente da Paraná Turismo expôs propostas aos municípios da região

João Jacob Mehl, presidente da Paraná Turismo, em pronunciamento aos prefeitos e diretores e secretários municipais de Turismo, na Amsop.

O presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, disse para os prefeitos e secretários ou diretores de Turismo das prefeituras da região Sudoeste que o desenvolvimento do setor passa pelo setor privado. Mehl prestigiou uma reunião, na Amsop, para expor as propostas que a Paraná Turismo vem desenvolvendo em prol do setor.

Ele disse aos representantes das prefeituras que para desenvolver o turismo “tem que ter produto e vontade” e que a comunidade precisa estar unida em torno dos investimentos ou projetos. O presidente da Paraná Turismo comentou que o governo estadual e as prefeituras não são responsáveis pelo setor. “O responsável é o investidor, nós [como poder público] temos que abrir as portas para os investidores.”
Jacob lembrou que o Parque Estadual de Vila Velha estava abandonado e houve a concessão para a exploração pela iniciativa privada. Agora, a empresa oferece passeios de balão, tem serviço de teleférico, boutique e passeios de bicicleta. “O turista paga pra visitar [o empreendimento de turismo], mas quer conforto.”

Ele destacou que Foz do Iguaçu “fez a lição de casa”, ou seja, passou a oferecer mais opções aos turistas que podem ficar vários dias para ver os atrativos locais. Com isso, os empreendedores hoteleiros e de outros setores passaram a investir no município.

- Publicidade -

O presidente da autarquia observou que o Caminho de Compostela, na Europa, possui posadas e restaurantes. “Se não tivesse os empresários, vocês acham que alguém iria investir lá?”

Boas Condições
O Paraná tem condições de ampliar suas opções de turismo e pode desenvolver o turismo regional. O Estado possui clima bom, potencial econômico, os empresários têm que fazer as coisas acontecerem [investimentos], as prefeituras devem apoiar e a Paraná Turismo pode auxiliar com os projetos.

Mehl disse que cada cidade tem que definir qual o seu produto de turismo. “É importantíssimo vocês trabalharem em conjunto”, recomendou aos prefeitos e suas comunidades. Pela Amsop, foram destacados os investimentos privados que estão sendo feitos nos hotéis ressort Águas de Verê, em Verê, o Maestro Thermas Park Hotel, em Beltrão, e o Thermas de Sulina.

Depois do pronunciamento de João Jacob Mehl, os técnicos Alessandra Xavier, Douglas Bacaro, Izabela Tioquetta e Irapuan Cortes, da Paraná Turismo, puderam expor dados e informações sobre o segmento e os serviços prestados pela autarquia.

Frente de honra
Na abertura dos trabalhos compuseram a frente de honra os prefeitos Anderson Barreto, Nilson Feversani (presidente da Amsop), Cleber Fontana (vice-presidente), Givanildo Trumi (Boa Esperança) e Leonir Gelhen (Cruzeiro do Iguaçu), João Jacob Mehl, da Paraná Turismo; Cesar Colini, gerente regional do Sebrae; e Gilmar Ribeiro de Mello, presidente da Agência de Desenvolvimento Regional.
Nos pronunciamentos, os prefeitos Cleber, Nilson e Givanildo destacaram a importância do setor para os municípios e a região. Gilmar Ribeiro de Mello destacou que o turismo foi um dos itens discutidos e incluídos no Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI) e que a Agência atua como Instância de Governança Regional (IGR) no turismo. O Paraná tem 15 regiões e suas IGRs para discutir ações que visam o desenvolvimento do setor.

[relacionadas]
A repercussão

A diretora do Departamento de Turismo de Francisco Beltrão, Janaína Melatti, comentou sobre a fala do presidente da autarquia estadual. “Eu concordo com a colocação do presidente João Jacob Mehl, com relação à busca de investidores privados no ramo do turismo, pois a partir do momento que tivermos novos produtos turísticos estruturados (os quais chamamos de âncoras), eles darão suporte aos demais atrativos turísticos já existentes no município ou na região, os quais passam a ser alavancados também. Ou seja, todos crescem juntos.”

Anderson Barreto, Leonir Ghelen, Cesar Colini, João Jacob Mehl, Nilson Feversani, Cleber Fontana, Gilmar Ribeiro de Mello e Givanildo Trumi. O prefeito Cleber deu as boas-vindas ao diretor da Paraná Turismo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques