Detran esclarece sobre extintor de incêndio
Agência Estadual
O Detran do Paraná esclarece: proprietários de veículos usados não precisam trocar o atual modelo de extintor de incêndio já a partir de janeiro próximo.
A substituição (contida na Resolução nº 157/04 do Conselho Nacional de Trânsito), vale apenas para os veículos zero km fabricados a partir do primeiro mês de 2005. Eles sairão da montadora com o cilindro carregado com pó do tipo ABC, capaz de apagar fogo sobre materiais sólidos: revestimentos, estofamentos, pneus, painéis, tapetes.
O novo extintor custará 60% mais caro. O cilindro atualmente utilizado (e carregado com pó BC) controla somente princípios de incêndio de combustíveis líquidos e materiais elétricos: bateria do carro, fiação e demais dispositivos elétricos. Entretanto, todos os veículos terão que utilizar o novo modelo até 2009. A troca será feita de forma gradativa e no final da validade do antigo extintor.
Baixa proteção
Na atualidade, os carros estão protegidos de maneira inadequada por não disporem de cilindro que combata fogos de todos os tipos nos veículos. O pó ABC opera com bicarbonatos de sódio e de potássio. Ao atuarem conjuntamente, formam uma capa sobre os materiais sólidos, isolando o oxigênio do material combustível. Este cilindro, contudo, não permite recondicionamento.
O novo modelo tem garantia de cinco anos contra três do modelo em uso.