Geral

O agricultor Germano Prando reside no KM-30 desde 1962, uma comunidade pertencente a Francisco Beltrão. Ele mora com a esposa Santinha, o filho Itacir e a nora Jaíra. No próximo dia 23 de junho, Germano completará 82 anos, Santinha também está com 82 anos. No dia 13 de maio, o casal completou 60 anos de casado. Eles têm cinco filhos. Jorge, Sérgio, Pedro, Algemiro e Itacir.
Há 11 anos, seu Germano teve osteoporose e precisou fazer cirurgia nos dois joelhos. Então, foiram colocadas duas proteses artificiais. Só sobrou a pele e os nervos.
Depois da cirurgia, seu Germano começou a fazer suas fisioterapias na Clínica Zanatta, com os irmãos fisioterapeutas Rafael e Beatriz Zapelini. Em todos esses anos já foram mais de 800 sessões.

Com o início da pandemia, seu Germano não foi mais pra clínica. Para não ficar totalmente sem exercícios e para não gastar, o dr. Rafael deu uma dica: pegar uma bicicleta, inveter, e transformar numa bicicleta ergométrica. Chegando em casa, o filho do seu Germano, o Itacir, seguiu a sugestão. Foi até o porão da casa onde tinha uma bicicleta Caloi, que há muitos anos estava abandonada.
Essa bicicleta era do neto Rafael, filho do Itacir, que hoje é engenheiro mecânico. Itacir limpou bem a bicicleta, engraxou, encheu somente o pneu traseiro e retirou o pneu dianteiro. Então, inverteu a bicicleta, deixando com a roda pra cima. Depois, pegou vários ‘escaibros’ de pinheiro e fez uma estrutura para fixar a bicicleta. No lugar do garfo fez um acento, com encosto de tábuas. No acento, também colocou uma espuma de colchão e com um tecido revestiu o banco.
O novo aparelho ficou bem confortável. Itacir, então, colocou apoios de mão, de cada lado, feitos de cabos de enxada pra ter onde se segurar e adaptou um freio, com regulagem, feito de um pneu de carro. A nova bicicleta ergométrica, adaptada, ficou perfeita. Várias pessoas que foram na casa de seu Germano copiaram o modelo feito pelo Itacir. Seu Germano conta que o mesmo exercício que fazia na bicicleta da clínica, faz, agora, na Caloi. Essa foi uma boa alternativa para seu Germano poder continuar com os exercícios, sem sair de casa. E também segue com outras orientações indicadas pelos fisioterapeutas.
Ele diz que não vê a hora de voltar pra clínica. Isto porque, lá sempre foi muito bem atendido, além de ter vários equipamentos modernos. Na terça-feira, Itacir levou o seu Germano e dona Santinha para tomar a primeia dose da vacina contra a Covid-19, no KM-20, e quem fez a aplicação foi a Laura Furlan.
