Geral

Em abril deste ano, o grupo Datacenso Pesquisa e Inteligência de Mercado, de Curitiba, divulgou uma pesquisa sobre expectativas das vendas do comércio paranaense para o Dia das Mães. A pesquisa foi contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e foram entrevistados mil empresários de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão. A pesquisa demonstrou que 29% acreditam que vão vender igual ao ano passado, e para 24% as vendas serão superiores a 2020.
Ou seja, 53% têm a expectativa de estabilidade ou melhoria nas vendas. Tarsizio Carlos Bonetti, presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), vê com entusiasmo o resultado da pesquisa. “Mesmo diante de todo o cenário negativo da pandemia, o empresário, em sua grande maioria, espera vender igual ou até mais do que no ano passado. Estamos otimistas e é muito bom ver o empresário otimista. Quando nós empresários vemos boas notícias, nós contratamos e as pessoas contratadas têm renda e gastam no comércio, tornando-se um círculo virtuoso. Isso é positivo para a economia como um todo”, analisa.
Vendas para o Dia das Mães
André Baixer, vice da Acefb para Assuntos do Comércio e comerciante, está confiante no aquecimento das vendas nesta que é considerada a segunda melhor data para o comércio no ano – atrás apenas do Natal. “A expectativa de vendas é muito boa, sempre lembrando do lado humano desta data. Tenho certeza que as vendas vão superar 2020, agora os comerciantes estão melhor preparados porque, durante a pandemia, tivemos muita falta de produtos. Mas isso está se revertendo e estamos tendo agora os produtos em nossas empresas”.
O dirigente enfatiza que o comércio local está preparado e segue buscando ideias inovadoras para o consumidor. Segundo André, mesmo com a pandemia, Beltrão continua recebendo visitantes da região Sudoeste e do Oeste catarinense, para fazer compras aqui. “E nada mais justo do que deixar a loja especial para recebê-los. São consumidores que conversaram com a gente na internet e vieram até a nossa loja. Todo mundo vem ao nosso polo regional [do comércio], que é Francisco Beltrão. E o Dia das Mães é um momento especial, é um momento coração.”