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Francisco Beltrão
sábado, 31 de maio de 2025

Edição 8.216

31/05/2025

Dia das Mães: Consumidor deve presentear menos neste ano

Tíquete médio do presente também baixou e será de R$99,50.

 

Bolsa, opção de presente para as mães.

 

 A crise política e econômica do Brasil também vai afetar os negócios para o Dia das Mães. Segundo sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), o percentual de mães que serão presenteadas será menor em 2016. Dos entrevistados, 71% estão planejando comprar presentes. No entanto, no ano passado 78% pretendiam investir em uma lembrança na segunda data mais relevante para o comércio varejista. Os que responderam que não vão presentear foram 26% e os que ainda não sabem se vão comprar alguma coisa correspondem a 3%.
As opções de presentes para as mães tendem a se concentrar em artigos de uso pessoal e doméstico, que são setores menos dependentes da concessão de crédito, por serem produtos de valores mais baixos e que tiveram variação de preços menos acentuadas nos últimos meses. As roupas, bolsas e calçados foram citados por 45% dos consumidores. Como segunda opção aparecem os perfumes e cosméticos, com 28% das respostas. Também há aqueles, 8%, que presentearão a mãe com o dinheiro, para que ela mesma escolha algo de seu agrado. Os eletrodomésticos serão opção para 6%, os livros para 4% e outros 9% estão pensando em itens diversificados.
Além da redução na intenção de presentear, o valor também deve ser menor do que em 2015. O tíquete médio do presente ficou em R$ 99,50. No ano passado, o valor médio era de R$ 104.
A maioria dos paranaenses, 63%, pretende comprar um presente na faixa de R$ 50 a R$ 100. Os que planejam gastar entre R$ 101 e R$ 150 somam 28%; os que desembolsarão de R$ 151 a R$ 200são 6% e os mais generosos, que vão despender acima de R$ 200, são apenas 3%.
Questionados sobre a influência da crise política e econômica na escolha do presente desta data, 90% dos entrevistados consideram que a situação atual do país é fator importante tanto para a queda na intenção de consumo quanto na redução do tíquete médio. No ano passado, 82% tinham a mesma percepção, o que evidencia que a conjuntura atual está impactando o consumo de maneira mais contundente neste ano. Para 39% dos consumidores a qualidade do produto é imprescindível para definir a compra. Já 30% focam no preço baixo, enquanto para 11% o desconto à vista é fator relevante. 

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