CNDL registrou uma queda de 11,21%.

Comemorado sempre no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é a quarta data comemorativa que mais movimenta o varejo em volume de vendas e faturamento, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Entre os presentes mais procurados estavam roupas, calçados e acessórios, como cintos, óculos, relógios, meias e gravatas.
Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que as expectativas pessimistas dos comerciantes brasileiros se confirmaram, contrariando o que foi identificado pelos lojistas do Sudoeste. O comércio varejista registrou o pior resultado dos últimos seis anos para o Dia dos Pais, com queda de 11,21%, o pior resultado em seis anos.
Conforme o CNDL, isso é consequência do desaquecimento da economia, influenciado principalmente pela escalada dos juros, pela inflação acima do teto da meta e pelo aumento da massa de trabalhadores desempregados.
“O que houve foi uma retração, as pessoas estão pensando mais para consumir. Teve movimento, só que o consumidor optou por itens de mais baixo valor”, afirma Syrlei Zapelini, secretária executiva da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).
Fernando Luís Frank, da Mania de Calçar, percebeu uma queda de pelo menos 6% na arrecadação total. Ele acredita que seja uma decorrência do tempo, porque estava quente, então há quem prefira presentear com outros produtos, como flores e perfumes. “Vendemos bastante chinelos. Aumentou 10% a venda de chinelos, mas botinas e coturnos saíram pouco. O número de vendas foi bom, mas o valor diminuiu.” Um sapato, por exemplo, custa pelo menos três vezes mais do que um chinelo.
Dois Vizinhos
Salete Marchese Manica, da Loja Brismar, de Dois Vizinhos, comenta que manteve a média de vendas do ano passado.
Para Ermínia Latreille, do Grupo Latreille, as pessoas estão mais preocupadas com os aumentos de custos da alimentação e da energia elétrica, mas não deixaram de comprar. “Vendemos bem, foi igual ao ano passado.” *Com informações da assessoria.