
Assassinas com nova letra: “Vira Vira Avalista”.
O curso de Direito da Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, promoveu evento intitulado “Direito em Paródias”, organizado pela professora Liliane Gruhn, com o auxílio dos demais professores do curso, e teve grande aceitação da comunidade acadêmica. O que era para ser uma atividade isolada da disciplina Direito do Trabalho, se tornou um evento com acadêmicos de todas as séries. A atividade que se destinava somente ao 2º, 3º e 4º anos obteve a adesão e participação no evento dos acadêmicos do 1º e 5º anos.
De acordo com o professor Alexandre Magno Augusto Moreira, os acadêmicos formaram grupos para criar uma paródia em cima de uma música existente ou de música inédita, substituindo a letra original por conteúdos da área do Direito, nos mais variados ramos (Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Empresarial).
A brincadeira formulada pela professora Liliane transformou-se em algo sério, em que os acadêmicos buscaram demonstrar seus dotes artísticos, com uma aptidão eclética. De “Mamonas Assassinas (Vira Vira Avalista) a Cantos Gauchescos (Canto Processualense)”, os acadêmicos totalizaram 29 paródias que foram apresentadas com público envolvendo familiares, profissionais da área do Direito e curiosos. Estimulados pela euforia acadêmica, os próprios professores, a caráter, deixaram as formalidades de lado e soltaram a voz em música de autoria de Raul Seixas.
Por fim, a professora Liliane destacou que ficou surpresa “com tamanha adesão e euforia dos acadêmicos, lembrando da indispensável presença e participação acadêmica, pois, sem eles, o evento não seria possível de acontecimento e, claro, sucesso”.
Na opinião do professor Alexandre, foi um evento que trouxe uma mescla de cultura com conhecimento científico, tornando público a criatividade e muito talento de acadêmicos e sociedade em geral ligados à arte. O evento contou ainda com participação e apoio da Secretaria de Cultura de Francisco Beltrão.