17.4 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Diretora do Debetran anuncia uso de aplicativo no Faixa Azul

Geral

Marilda Galvan Ribeiro, diretora do Debetran.

Ontem, na reunião semanal da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), a diretora do Departamento Municipal de Trânsito (Debetran), Marilda Galvan Ribeiro, falou da inovação que será implantada em 2021, no trânsito da área central, e de outras questões relacionadas ao setor no município. 

Sobre a proposta do serviço de aplicativo para o Faixa Azul, Marilda comentou que “é um projeto que a gente já vem discutindo desde 2017, 2018; queremos modernizar [o Faixa Azul]. Então, o aplicativo só está esperando a aprovação [da Câmara], ele vai pra licitação pública”.

[relacionadas]

- Publicidade -

O JdeB apurou junto à assessoria jurídica da Prefeitura de Beltrão que o projeto ainda está em estudo. Nos próximos dias, a matéria deve ser encaminhada ao Legislativo, será avaliada pelas comissões de pareceres e, na sequência, irá para votação em plenário. 

“Já estamos fazendo a demarcação das vagas na área central, os pormenores pra quando for licitar [o serviço], mas a ideia é essa: o cartão permanece, mas o motorista vai ter mais uma ferramenta: vai baixar o aplicativo, cadastrar os veículos, fazer pagamento ali ou acionar o tempo da vaga, tudo através do aplicativo. Ou a não utilização, por exemplo, se o motorista recebeu um aviso de irregularidade, vai poder quitar esse aviso através do aplicativo, fazer a consulta do veículo. É uma ferramenta a mais e importantíssima pra modernizarmos o trânsito de Beltrão”, explicou Marilda.

Parquímetro está descartado
O uso do parquímetro pelo Faixa Azul está descartado. “O parquímetro traz mais recursos, tem pagamento com moeda, mas o custo fica muito alto pro município e ele é inviável, então, a gente não pode onerar os cofres públicos. A ideia do aplicativo se torna mais econômica pro município.” 

Marilda também anunciou que haverá o aumento de ruas abrangidas pelo Faixa Azul na área central. O projeto de lei que permitiu a ampliação foi aprovado em 2013, pela Câmara de Vereadores, mas não foi expandido por falta de agentes de trânsito para acompanhar estas novas áreas do estacionamento rotativo. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques