8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Dom Edgar diz que papa é uma pessoa das mais iluminadas da atualidade

Geral

Em mensagem ao Jornal de Beltrão, dom Edgar Ertl, da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, falou sobre o encontro que bispos das arquidioceses e dioceses tiveram com o Papa Francisco, segunda-feira, 24. Na visita Ad limina apostolorum ao Vaticano, os bispos e arcebispos têm contatos com diversos setores que compõem o Vaticano. A visita Ad limina apostolorum é feita pelos bispos aos túmulos dos apóstolos, no Vaticano, a cada cinco anos.

Nesse texto, selecionamos apenas o relato de dom Edgar sobre o encontro com o Papa Francisco. “O Papa Francisco, indiscutivelmente, é uma das figuras mais iluminadas na atualidade”, diz o bispo, em um dos trechos enviados ao JdeB.

Os bispos do Paraná no Vaticano, sede da Igreja Católica.

 

- Publicidade -

Confira o relato
“O centro da visita Ad limina aconteceu segunda-feira, 24. Tivemos três horas contínuas com o papa Francisco. Acolheu-nos com muita disposição e alegria. Sentados ao seu redor, dialogamos com ele sobre vários temas relacionados à vida eclesial, tais como os desafios da evangelização e da fé dos povos, desafios da família e juventude, vocações religiosas e sacerdotais, temas atuais como o empobrecimento dos povos, corrupções políticas e econômicas.

Sobre o crescimento de novas igrejas, com promessas de prosperidade e ascensão política. Problemas de intolerância e polarização ideológica e extremistas políticos e religiosos… Os temas foram com lucidez e inteligência decorridos pelo pontífice.

O Papa Francisco, indiscutivelmente, é uma das figuras mais iluminadas na atualidade. Um homem de Deus, com uma mente aberta e capaz de reflexão profunda em qualquer assunto. Um homem bom, acolhedor, simpático e de agradável diálogo.

Deu-nos conselhos para agirmos com prudência na missão de anunciar Jesus Cristo e seu Evangelho em nossas dioceses do Paraná. Aconselhou-nos para crescermos na acolhida, na proposta da evangelização e da fé, no cuidado com os jovens e as famílias, no cuidado com os seminaristas e sacerdotes.

Nos quer sempre como bispos em saída missionária e fervorosos no anúncio da verdade e da justiça. Enfim, como é bom ser bispo diocesano tendo Francisco como papa, sucessor do Apóstolo Pedro, como pastor de todo o rebanho católico.”

 

De Roma, dom Edgar fala sobre coronavírus

Dom Edgar Ertl, bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, está desde o dia 17 de fevereiro em Roma, na visita Ad limina apostolorum, ao Vaticano – sede da Igreja Católica. Em vista do aparecimento de casos coronavírus na Itália, o JdeB contatou dom Edgar para que ele falasse sobre o problema que tem sido amplamente divulgado por veículos de comunicação brasileiros.

Até a tarde de ontem, o Serviço de Proteção Civil da Itália havia registrado 374 casos confirmados e 12 mortes por coronavírus.

Confira o relato do bispo diocesano
“Estando nestes dias na Itália, fomos surpreendidos com a notícia sobre o caso da epidemia do coronavírus. De fato, estamos um pouco assustados. Todavia, aqui em Roma, a vida e a visita seguem normais. Ainda nada de pequenos ou grandes eventos foi suspenso a pedido das autoridades públicas. Somente em estado de alerta.

Os fatos registrados de morte por conta do vírus epidêmico estão no Norte do País [Lombardia e Vênetto]. Queira Deus, eis a nossa prece, que o coronavírus seja eliminado da face da terra o quanto antes. Enfim, a partir de quinta-feira até domingo próximo, os bispos estarão retornando às dioceses no Paraná. Vamos, enquanto isso, seguindo as orientações do governo italiano e da vigilância sanitária.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques