Geral

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná realizou sexta-feira, 25, a sessão solene de ratificação de posse da desembargadora Ilse Marcelina Bernardi Lora, nomeada e empossada no último mês de setembro. O evento foi realizado em Curitiba.
Na solenidade houve ainda a posse de seis juízes substitutos: os magistrados Flávia Keiko Kimura, Mila Malucelli Araújo, Rafael Tanner Fabri, Cícero Pedro Ferreira, Otávio Augusto Constantino e José Antônio Faquin Alves, que chegam ao regional paranaense por meio de processo de remoção.
Ainda durante a sessão, ocorreu o Dia do Jubileu, comemoração tradicional em que o TRT-PR homenageia magistrados e servidores que completam 25 anos de atividade na instituição. Neste ano, foram quase 80 homenageados.
[relacionadas]
Boas-vindas
A presidente do TRT-PR, desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu, deu as boas-vindas à nova desembargadora Ilse Marcelina Bernardi Lora, destacando sua trajetória no Judiciário Trabalhista, primeiramente como servidora do TRT-RS e, depois, como juíza do trabalho no Paraná, com atuação por mais de duas décadas na Vara do Trabalho de Francisco Beltrão.
A desembargadora Marlene ainda ressaltou a atuação da empossada como professora. “Para alguém com tantos atributos, reforçados por contínua e sólida formação acadêmica, resolver conflitos alheios foi e continua sendo tarefa natural e de fácil execução, ao lado da tarefa de ensinar, de transmitir seus conhecimentos. Saiba que este Tribunal lhe recebe de forma calorosa e lhe rende todas as homenagens pela pessoa e magistrada que sempre foi e que continuará sendo, neste cenário que nos impõe reflexões, debates, decisões, nem sempre tão fáceis, e sobre coisas e valores que dizem respeito aos outros: os que nos procuram, os que esperam de nós alguma sabedoria, algum respeito e justiça. Muito sucesso nessa nova trajetória e muita energia, porque será necessário”, declarou a presidente.
É preciso de coragem
Ao discursar, a desembargadora Ilse Lora agradeceu familiares, amigos e servidores. Parabenizou os que estão completando 25 anos de casa e, falando sobre sua atuação na magistratura, destacou a coragem como um atributo fundamental do juiz. “Asseguro-lhes que, nos mais de 27 anos de magistratura de primeiro grau, em muitos momentos a coragem, e a certeza de que meus compromissos com a Justiça estavam acima de quaisquer pressões espúrias, foram determinantes para superar ataques de pessoas que não desejavam compreender que ao juiz incumbe aplicar a lei, sem privilégios e sem distinções ditadas pelas condições socioeconômicas ou destaques político- partidários”.
Em outro momento da solenidade, a magistrada recebeu da presidente do TRT-PR a insígnia e faixa da Grã-Cruz da Ordem das Araucárias, a qual passa a integrar.
O perfil da desembargadora Ilse
A desembargadora Ilse Marcelina Bernardi Lora é natural de Erechim (RS). Graduou-se em Direito pela Universidade de Cruz Alta. Especialista em Tendências do Direito Processual, em Tutela dos Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, em Direito Constitucional para o Mercado de Trabalho e em Direito Previdenciário. Mestre em Direito na Área de Concentração: Dimensões Materiais e Eficaciais dos Direitos Fundamentais.
Foi servidora pública do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.
Juíza do trabalho desde 1992, a magistrada atuou nas cidades de Cascavel, União da Vitória, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, durante mais de 20 anos. Dia 16 de setembro, Ilse Marcelina Bernardi Lora foi empossada no cargo de desembargadora do TRT-PR.