19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Dr. Oscar, médico de Pérola D’Oeste, é homenageado pelo Conselho de Medicina

Geral

O médico Oscar Cesar Pravia Zapata, de Pérola D’Oeste, 74 anos, foi o único homenageado da região pelo CRM-PR, no Dia do Médico.

O CRM-PR (Conselho Regional de Medicina – Paraná) promoveu domingo, 17, no formato virtual a sua tradicional cerimônia alusiva ao Dia do Médico, observando as medidas sanitárias de prevenção. Um dos profissionais homenageados reside e trabalha em Pérola D’Oeste.

O evento anual do CRM-PR homenageia os médicos e exalta os exemplos éticos que devem guiar a atividade e momento de homenagear, postumamente, profissionais que faleceram. Médicos que neste ano completam 50 anos de formados sem qualquer sanção disciplinar receberam o Diploma de Mérito Ético-Profissional e o símbolo da Medicina em cristal.

São 121 os profissionais, em sua maioria renomados expoentes em suas especialidades, professores ou pioneiros em municipalidades paranaenses. Eles receberam as comendas pelo meio postal para o registro fotográfico prévio em ambiente seguro com familiares, com as imagens sendo reproduzidas durante a solenidade. Do grupo fazem parte 13 mulheres e ainda inclui a homenagem a quatro médicos falecidos este ano.

- Publicidade -

O presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, abriu a solenidade. Foram veiculadas, também, mensagens do secretário estadual da Saúde, Beto Preto, do presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan Tadeu de Carvalho, e do presidente da Academia Paranaense de Medicina, Renato Araújo Bonardi.

O médico, professor e músico Valderílio Feijó de Azevedo, apresentou a música “Sonata ao Luar”, de Beethoven, e foi respeitado o “minuto de silêncio” para reverenciar a memória de mais de uma centena de médicos falecidos este ano no Paraná, muitos deles vítimas da Covid-19.

Do Sudoeste do Paraná, o único médico homenageado em 2021 foi o dr. Oscar Cesar Pravia Zapata, de Pérola D’Oeste. Dr. Oscar, de 74 anos, formou-se em Medicina em 19 de março de 1973, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), de Curitiba. Dr. Oscar é casado com a dra. Maria Auxiliadora e o casal teve os filhos Claudio e Luciana, que também são médicos.

O troféu entregue aos homenageados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques