Foram 281 resultados positivos, 8,4% do total. O resultado sai em apenas 15 minutos.

O Poder Legislativo de Francisco Beltrão tem cumprido com o seu papel, pois o vereador Pedro Tufão Filho (PSL) protocolou um requerimento solicitando que fosse adotada a testagem em massa e o lockdown inverso, que já vinha sendo aplicado em diversos países, além de outros municípios, sendo que a resposta estava sendo positiva. O vereador agradeceu ao prefeito Cleber Fontana (PSDB) por ter entendido a iniciativa e ter implantado a testagem em massa.
Agora, na visão do vereador, o ideal seria que a testagem fosse ampliada para o demais familiares com casos positivos, assim como para outras pessoas que também tiveram contato com as pessoas contaminadas pela Covid-19. O resultado da iniciativa da Administração Municipal de Francisco Beltrão em promover a testagem em massa, desde o mês passado, no calçadão central, tem sido satisfatório para a redução da propagação da Covid-19.
Avanço na testagemO avanço da testagem é considerado uma ação fundamental para conter o contágio e a disseminação do coronavírus. Facilitando o acesso da população, é possível identificar e isolar os casos positivos, principalmente os casos assintomáticos. Isso permite que se evite uma contaminação ainda maior. O vereador Tufão Filho comenta que países como os Estados Unidos a testagem é de 1.300 a cada 1.000 pessoas; Chile e Austrália cerca de 700; já o Brasil apenas 140 testes por 1.000 pessoas. O famoso “lockdown inverso”, adotado por alguns administradores, especialmente Chapecó (SC), que é o caso mais famoso, também contribuiu para a redução de casos confirmados.
Mais de três mil atendidosO serviço de testagem rápida da Covid-19 que a Prefeitura de Francisco Beltrão está realizando no Calçadão já atendeu 3.330 pessoas. Foram 281 resultados positivos, 8,4% do total. O resultado sai em apenas 15 minutos. A equipe da saúde atende de segunda a sexta-feira das 9h às 16h30, e nos sábados das 8h30 às 11h30. Podem fazer o teste pessoas com idade entre 18 e 59 anos, independentemente de ter ou não sintomas. O protocolo é cumprido, e em casos confirmados, com isolamento imediato e medicação específica.