Serão 60 km de intervenções: o pavimento será restaurado e feito de concreto.

Na semana passada, vídeos enviados por caminhoneiros à equipe JdeB mostravam o desgaste da PR-280, no trecho entre Palmas e General Carneiro, no Trevo do Horizonte: muitos buracos na pista, pavimento deteriorado e partes do asfalto se soltando. As condições obrigam os motoristas a andar numa velocidade muito baixa e a fazer manobras para desviar das áreas danificadas.
Um representante do Sindicat (sindicato que representa transportadores autônomos da região) esteve em alguns trechos para verificar as condições da via e encontrou equipes de uma empreiteira contratada pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagem) realizando o tapa buracos para amenizar os pontos mais críticos.
Para o trajeto entre Palmas e o trevo do Horizonte, especificamente, há a intenção do Estado em investir numa restauração completa do pavimento, utilizando a técnica whitetopping, com concreto. A licitação para este serviço já foi realizada e a empresa vencedora está realizando os projetos para iniciar as obras no próximo mês.
Nota enviada pelo DER ao JdeB diz o seguinte: “A restauração em concreto dos 59,55 km, da PR-280, entre Palmas e o entroncamento com a BR-153, técnica conhecida como “whitetopping”, foi licitada na modalidade Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), que prevê a elaboração dos projetos e a execução da obra em um mesmo contrato.
Atualmente está em elaboração o Projeto Básico e o Projeto Executivo de Engenharia, com previsão de início das intervenções, no trecho, a partir de agosto. A obra deve ser concluída em agosto do ano que vem”.
O Estado vai investir cerca de R$ 107 milhões na melhoria. As obras serão executadas pela Sanches Tripoloni, mesma empreiteira que fez o pavimento em concreto na BR-163 (entre Realeza e Cascavel).
Segunda-feira, 19, quando esteve em Francisco Beltrão, o secretário de Infraestrutura, Sandro Alex, comentou que estão sendo acertados alguns detalhes técnicos dos projetos para que a obra tenha início.