Geral

Itacir Prando nasceu e se criou no Km 30, em Francisco Beltrão. Lá, ele possui a Fazenda Prando, onde sempre trabalhou com avicultura e gado de corte. Itacir mora com seus pais, Germano e Santina, a esposa, Jaira, e os filhos Rafael e Gabriel. O produtor rural diz que, em sua fazenda, constantemente, aparecem muitos enxames de abelhas. Mas ele nunca se interessou, pois já tinha trabalho que chega.
Um dia, ele fez uma caixa para pegar um enxame que se alojou próximo da casa. Era só para ter mel pro seu consumo. Depois pegou mais dois enxames. O mel da propriedade de Itacir tem um sabor diferente e bem melhor. Ele acredita que seja porque sua fazenda é só grama e árvores, fica bem longe das plantações de milho e soja e também longe dos agrotóxicos aplicados nas lavouras.
Em 2019, Itacir convidou o filho Rafael para começarem a trabalhar com abelhas. E Rafael topou. Então, a primeira coisa que fizeram foi fabricar as caixas para as abelhas, nas horas de folga. Fizeram 50 caixas. Em novembro, acontece a enxameação das abelhas. Então, logo no início do mês, isso em 2019, levantaram bem cedo e carregaram as 50 caixas na Toyota Bandeirantes e começaram a colocar em diversos pontos da fazenda e nas propriedades dos vizinhos. Eles abrangeram uma área de uns 10 km. Colocaram dentro de cada caixa um atrativo feito com própolis e cidreira. Isso pra chamar as abelhas. Às 16h, eles já haviam achado lugar para todas as caixas.
Três dias depois, pai e filho foram verificar e, por incrível que pareça, desde a primeira até a última caixa, todas estavam cheias de abelhas africanas. Tanto Itacir quanto Rafael jamais imaginavam encontrar tantas abelhas em apenas três dias. Então, escolheram um local bom da fazenda e, no mesmo dia, já começaram a fazer o transporte dos insetos.
No ano passado, fizeram a primeira extração de mel. A produção foi muito boa. Mesmo usando os equipamentos indicados pelos técnicos, levaram em torno de 30 picadas cada um. Rafael diz que valeu a dor. As abelhas africanas são muito agressivas, tem que ter muito cuidado pra lidar com elas. Não pode nem falar alto perto delas, que já é o suficiente para atacarem.
Itacir e Rafael trabalham seguindo todas as normas da Vigilância Sanitária, utilizam equipamentos modernos e são sócios da Aspar (Associação de Apicultores do Oeste de Santa Catarina e do Sudoeste do Paraná). A venda e a aceitação do mel são muito boas. Se alguém quiser comprar mel puro e de qualidade, é só entrar em contato com Rafael pelo telefone (46) 9997-7506. Eles estão gostando da apicultura e vão continuar na lida. O objetivo deles é chegar a 200 caixas de abelhas.