Mecanismo visa incentivar concessionárias a executarem as obras.
Um dispositivo que os novos contratos de concessão de rodovias do Paraná irá prever é o chamado degrau tarifário. As empresas que assumirem as estradas só poderão aumentar a tarifa depois de feitas as duplicações e melhorias. A proposta foi apresentada pelo secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa Vieira, na audiência pública realizada ontem, na Assembleia Legislativa.
“Na prática, o que estamos fazendo é dar um desconto na tarifa para os trechos com pista simples. Somente quando houver o investimento é que a tarifa terá aumento, estamos colocando um incentivo para as concessionárias executarem as obras e uma garantia para os usuários”, detalhou. O aumento da tarifa após a conclusão das duplicações seria de 40%.
Na região, cerca de 140 km entre Realeza e Pato Branco estão incluídos na proposta de pedágio. Toda a extensão é em pista simples. Neste trecho, estão previstas duas praças, com tarifa estimada em pouco mais de R$ 8.
A duplicação seria feita em etapas, iniciando até 2027: primeiro na região de Realeza e no trecho Beltrão-Pato Branco; depois na região de Ampere e entre Beltrão e o trevo acesso a Manfrinópolis; por último, seguiria dali até a divisa com Ampere. Com a conclusão das melhorias, a tarifa passaria para cerca de R$ 11.
Descontos
Outro ponto destacado por Marcello é a criação de formas para baratear a tarifa aos usuários. Quem usa tag (como a Sem Parar), terá desconto de 5% e quem trafega constantemente num determinado trecho, pode ter a tarifa reduzida — quanto mais usar, mais barato fica.
Mesmo com a promessa de um contrato moderno e com dispositivos de proteção aos usuários, alguns deputados criticaram a proposta, seja pela ampliação no número de praças de pedágio e de rodovias concedidas, seja pela tarifa (em alguns trechos, cogitou-se somente para manutenção, sem investimentos).
Neste mês, devem acontecer audiências públicas abertas à participação dos moradores e uma delas será no Sudoeste.
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