Geral

Desde a última sexta-feira, funcionários dispensados pela BRF de Francisco Beltrão estão assinando as rescisões de contratos. Cerca de 140 trabalhadores que atuavam no terceiro turno de abate de frangos devem ser demitidos, segundo o sindicato da categoria. O processo de rescisão deve seguir até a próxima quinta.
Outras indústrias da região demonstraram interesse em absorver a mão de obra dispensada pela BRF. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentos, Leonete dos Santos, a BRF tem dado uma carta de recomendação para os demitidos e entrado em contato com agências de emprego para encaminhar a recolocação.
Uma das empresas que contratou funcionários dispensados é uma indústria de plásticos de Beltrão, que absorveu cerca de dez trabalhadores. Também há o interesse de um frigorífico de frangos de Capanema em contratar o pessoal que está sendo demitido.
“Essa procura por parte de outras indústrias é normal e positiva, pois são trabalhadores com experiência em linha de produção de abate de aves, mas que facilmente se adaptam a outras linhas”, explica Leonete. Segundo a dirigente sindical, que vem acompanhando o processo desde o anúncio do fechamento do turno e cobrou medidas para amenizar o impacto das demissões, as rescisões estão correndo normalmente.