Geral

A Câmara de Vereadores de Eneas Marques possui uma peculiaridade. A maioria dos seus integrantes são do interior. O Legislativo conta com nove vereadores, seis deles moram na área rural. Esta realidade se deve ao fato de que muitos moradores de Eneas Marques ainda residem na zona rural.
Marcelo Antunes (PSDB), reside na comunidade de Alto Bela Vista, Jair Formaio (PSD) mora no Distrito de Pinhalzinho, Juca Nélio Paludo (PSD) é da Linha Bela União, Adão Biancatti (MDB) mora na Linha Cristo Rei (às margens da PR-180), Antonio Berkenbrock (PSD) reside no Rio Gamela e Jussandra Cataneo (PSD), professora, é da Linha Mata Fome.
[relacionadas]
Residem na cidade os vereadores Dalva Bonetti Vanderlinde (PP), esposa do ex-prefeito Valmor Vanderlinde, e filha dos pioneiros Maria e Carlos Bonetti; Sidimar Onofre (PSD), dono de restaurante, e Sirlene Schmitz Savegnago (PSD).
Marcelo Antunes, que foi eleito para o segundo mandato, tinha um comércio de frutas em Alto Bela Vista, que fica na divisa dos municípios de Eneas Marques, Nova Esperança e Dois Vizinhos. Mas ele alugou o estabelecimento e atualmente ele se dedica ao transporte escolar.
No Legislativo, o PSD, partido de situação, tem sete cadeiras. Na eleição para a mesa diretora, dia 1º de janeiro, apenas uma chapa concorreu e foi eleita por sete votos a favor e dois vereadores votaram contra. Marcelo Antunes foi eleito o presidente da Casa.
As sessões ordinárias na Câmara de Vereadores de Eneas Marques começaram dia 4 de janeiro e são realizadas sempre nas segundas-feiras.
Conforme o IBGE, o município tem 5.933 habitantes e boa parte deles mora no interior. As principais culturas são: criação de suínos, frangos, produção de leite, milho (silagem e grão) e soja e ovos.