20.4 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Entenda o que é e como evitar a maskne, acne causada pelo uso de máscara

Geral

A maskne é um tipo de acne causada pelo uso da máscara, mas que pode ser tratada.

As máscaras têm um papel fundamental para evitar a transmissão do novo coronavírus e se tornaram um item indispensável no dia a dia dos brasileiros. Mas, sim, é real: seu uso excessivo pode levar ao aparecimento da maskne, um tipo de acne causado pelo uso da máscara — por isso seu nome vem da junção das palavras “máscara” e “acne”.

A maskne é causada por uma ação mecânica do contato direto e contínuo da pele facial com a máscara de proteção. Isso significa que esse tipo de acne é muito diferente das outras formas, como, por exemplo, a acne da mulher adulta, que é causada por alterações hormonais nas mulheres com idade acima de 25 anos.

O uso da máscara causa abafamento, aumento da temperatura, umidade e oleosidade na área coberta por ela, o que, por consequência, gera o aparecimento da acne nesse local. Logo, a maskne nada mais é do que a acne resultante de todas essas condições que a pele enfrenta com uso da máscara.

- Publicidade -

Como prevenir
Quais os cuidados necessários para evitar o aparecimento da maskne? Seis dicas são essenciais para evitar esse problema:
1. Cuide na hora de escolher a máscara:
Opte por materiais macios como algodão ou seda, evitando tecidos que possam trazer maior irritação e atrito para a pele.
2. Limpe e hidrate o rosto:
Lave o rosto duas vezes ao dia, de preferência pela manhã e à noite, nunca mais do que isso, para evitar o efeito rebote (piora da oleosidade facial após múltiplas lavagens) e sempre hidrate sua face ao terminar.
3. Dê uma pausa no uso da maquiagem:
O ideal é evitar o uso de maquiagem neste período. É um ótimo momento para “deixar sua pele respirar”. Mas, se o item for indispensável no seu dia a dia, jamais aplique base, corretivo e pó compacto nas regiões entre o nariz e o queixo.
4. Cuide com os produtos da sua rotina de skincare:
Evite produtos como os cremes antienvelhecimento, eles não são recomendados no momento por sua composição. Converse com sua dermatologista para substituí-los por outro produto e esteja aberta para que sua médica lhe monte uma rotina skincare novinha.
5. Não abandone o filtro solar:
Continuar utilizando um fotoprotetor diário é essencial, pois de que adianta evitar um quadro de acne e desenvolver um câncer de pele? Hoje sabemos que as radiações liberadas pelo sol são tão cancerígenas quanto as emitidas pelas lâmpadas, por isso, use o filtro solar mesmo dentro de casa.
6. Cuide de sua máscara:
A higienização diária da máscara é fundamental tanto para a proteção contra o coronavírus como também para evitar o aparecimento de cravos e espinhas. Lave bem as mãos antes de colocar e retirar a máscara, e nunca use-a se ela ainda estiver úmida após a lavagem.

[relacionadas]

 

É muito importante ressaltar que é possível o aparecimento da maskne mesmo seguindo à risca todos os cuidados citados anteriormente. Caso isso aconteça, não se desespere, respire fundo e marque uma consulta com sua médica dermatologista. Hoje, nós contamos com muitos tratamentos que podem acabar com o quadro de maskne.
E lembre-se: você não está sozinha! Nós, médicos dermatologistas, sempre estaremos de braços abertos para atendê-los com todo carinho e resolver o seu problema da melhor forma possível, afinal, é nosso dever cuidar do maior órgão do nosso corpo, a pele. Mas sem nunca esquecermos de conferir se está tudo bem com seu “coração”!
Será uma grande alegria recebê-la na Dermatto Clínica! Comigo você terá sempre sua pele e seu “coração” cuidados com todo o carinho que merece!

Carolina Biscaia Carminatti é Dermatologista na Clínica Dermatto, em Pato Branco.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques