No próximo sábado pela manhã, pessoal da Saúde também vai vacinar em frente à Concatedral.

Ontem à noite, a Secretaria de Saúde de Francisco Beltrão descentralizou a vacinação e disponibilizou uma equipe para atender moradores no Calçadão Central. O atendimento aconteceu das 17h30 até as 21 horas. Foi uma iniciativa nova e que pretendeu facilitar o acesso às doses para quem precisa se imunizar.
“A vacinação no Calçadão está sendo uma experiência, ainda vamos avaliar como será a procura e os resultados desta ação, que vinha sendo solicitada por algumas pessoas”, informa a enfermeira Ana Paula Valandro, chefe do setor de Epidemiologia da Secretaria. A equipe disponibilizou doses da vacina contra a Influenza e também contra a Covid – Janssen, Pfizer e Astrazeneca, para primeira e segunda dose e aplicação de reforço. Vacinas da Coronavac não estavam disponíveis devido à baixa procura e à quantidade maior em cada frasco.
Todas as noites, o Calçadão tem atraído milhares de pessoas para passear, ver as atrações e decoração de Natal e fazer compras no comércio, que abre até as 22 horas nesta semana. A estratégia é levar as equipes de vacinação para locais de grande circulação de pessoas para melhorar a cobertura vacinal.
Segundo o boletim divulgado ontem pela Prefeitura, mais de 75 mil moradores de Beltrão estão vacinados com ao menos uma dose contra a Covid, o que representa quase 97% do público-alvo. Com a imunização completa são mais de 64 mil pessoas; 85,8%. Podem receber a vacina contra a Covid adolescentes a partir de 12 anos.
No próximo sábado pela manhã, a equipe também estará no Calçadão vacinando os moradores aptos a receberem uma das doses contra Covid ou Influenza. É preciso levar documento pessoal com foto e a carteirinha de vacinação. O atendimento será das 9 às 13 horas, em frente à Concatedral.