Geral
O diretor do Departamento Municipal de Agricultura de Marmeleiro, Sidiclei Risso, relata que as últimas chuvas significativas foram em março, no mês de abril praticamente não houve chuva boa. Todos os dias o Departamento de Agricultura recebe pedidos para abertura de bebedouros e trabalhos em fontes d´água. Dá uma média de três pedidos por dia.
Auxílio com caminhão pipa raramente a Prefeitura faz, mas eventualmente presta este serviço. “A demanda por fontes, poços artesianos e bebedouros tá gigante. Esse é o trabalho que a gente mais executa. E quanto ao plantio, quem conseguiu fazer a semeadura de pastagens de inverno, com certeza elas estão paradas, não conseguem nem fazer a cobertura nitrogenada; os milhos safrinha estão cada dia pior, como todo mundo tá percebendo”, relata Sidiclei.
Interior de Beltrão
Na propriedade de Izaías Banfe, de 58 anos, na comunidade de Seção São Miguel, em Francisco Beltrão, as lavouras de milheto, aveia e milho pra silagem não se desenvolveram como o esperado, por falta de umidade no solo. No açude houve queda no nível da água e estão morrendo peixes por falta de oxigenação. O córrego que corta a comunidade está praticamente vazio.