Estudantes finalistas do Programa Ganhando o Mundo iniciam curso de Inglês

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), deram início ao curso de Inglês exclusivo aos finalistas do Programa de Intercâmbio Estudantil Ganhando o Mundo. As alunas vão ficar um período na Nova Zelândia, com os custos bancados pelo governo estadual.
O curso acontece no formato on-line e é dividido em seis módulos, com avaliações de nivelamento na abertura e no encerramento, relatórios de acompanhamento e interação com tutores, que são bolsistas de universidades parceiras da Seti. Para Renato Feder, secretário estadual de Educação: “É um sonho do Governo do Paraná de enviar estudantes para vivenciar uma experiência num país de primeiro mundo, e poder contribuir para a educação pública do Paraná no retorno”.
O programa é destinado aos alunos que estão cursando o primeiro ano do ensino médio na rede pública estadual de ensino paranaense, e levará 100 estudantes para vivenciar um semestre letivo na Nova Zelândia. Em função da pandemia de Covid-19 a viagem foi adiada e está prevista para acontecer em fevereiro de 2022.
Os gastos com a documentação necessária para a viagem e itens essenciais durante o semestre letivo no exterior serão custeados pela Seed. Os custos incluem emissão de passaportes e vistos, exames médicos e vacinas, passagens aéreas e terrestres, transporte, hospedagem, seguro viagem e saúde, além das despesas vinculadas à parte acadêmica, como taxa de matrícula, tradução juramentada da documentação escolar, mensalidade da escola, material didático e uniforme.
Os intercambistas também receberão uma ajuda de custo mensal de R$ 800. Serão seis parcelas da bolsa-intercâmbio, sendo a primeira (bolsa-instalação) para cobrir despesas iniciais na chegada, e as demais, repassadas mês a mês.