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Francisco Beltrão
sexta-feira, 30 de maio de 2025

Edição 8.215

30/05/2025

Estudo feito pela OMS adverte sobre riscos de saúde por longas jornadas de trabalho

Geral

 

HR Tech Ahgora explica como empresas podem reduzir a jornada de trabalho do colaborador, evitar carga excessiva e melhorar sua qualidade de vida

Um estudo publicado no último mês pela Organização Mundial da Saúde em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) concluiu que trabalhar 55 ou mais horas por semana aumenta em 35% o risco de morte por AVC e em 17% por doenças cardíacas. Em 2016, 745 mil pessoas morreram por acidente vascular cerebral (AVC) ou por doenças cardíacas em consequência das longas horas de trabalho. 

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Embora o estudo não tenha incluído o período da pandemia, a OMS lembra que o recurso ao teletrabalho e a desaceleração econômica podem ter aumentado os riscos associados às extensas jornadas de trabalho. Segundo Frank Pega, funcionário da OMS envolvido no estudo, houve um aumento de 10% nas horas de trabalho em países em confinamento.

Neste contexto, a Ahgora, HR Tech que desenvolve tecnologias inovadoras para recursos humanos, recomenda que as empresas utilizem a tecnologia para uma melhor gestão da carga horária do colaborador. Com isso, é possível garantir a eles mais qualidade de vida ao evitar horas extras desnecessárias e no cumprimento de  intervalos intra e interjornada, evitando a exaustão. 

Por meio de softwares de ponto eletrônico, é possível configurar a rotina de trabalho dos colaboradores, registrando sua entrada e saída. Ainda, um módulo à parte permite enviar mensagens automáticas para a equipe, informando o fim do expediente e orientando que a máquina seja desligada e que o colaborador inicie seu período de descanso. Além disso, com a automatização de alguns processos – como a gestão de jornada de trabalho e outros processos rotineiros do departamento pessoal – o profissional de RH ganha tempo de seu dia para destinar um olhar mais cuidadoso aos colaboradores, acompanhando a saúde mental e o bem-estar do time.

“Durante o intervalo intra e interjornada, é fundamental que o colaborador se desligue totalmente do trabalho, dedicando-se aos seus assuntos pessoais, período de alimentação e descanso, atividades de lazer ou tempo destinado à família, por exemplo. Com o Smart Gate – espécie de catraca virtual -, conseguimos bloquear o acesso ao sistema fora do horário de trabalho, contribuindo para que a equipe volte à rotina após os intervalos ou apenas no dia seguinte, dentro da hora estipulada para iniciar o expediente”, comenta Mateus Giuliano Dettoni Modzinski, Gerente de Desenvolvimento da Ahgora.

Para Ingrid Cancela, psicóloga na TopMed, descansar corpo e mente é tão importante quanto trabalhar. “Investir em períodos de descanso, definindo um tempo com qualidade para melhor  aproveitar esse momento, e associando hábitos saudáveis, reduz o estresse e a ansiedade, além de auxiliar na produtividade, na disposição, motivação e foco para as atividades profissionais diárias. Por isso, é preciso ter comprometimento e reservar esse tempo para si. Ultrapassar nossos limites abala nossa qualidade de vida. Como consequência, o funcionário poderá desenvolver doenças como síndrome de burnout, depressão, doenças cardiovasculares, musculares, dentre outras. É importante frisar que vários fatores colaboram para o desenvolvimento dessas doenças e o esgotamento pode ser um deles”, explica.

Sobre a Ahgora
A Ahgora é uma HR Tech que desenvolve tecnologias inovadoras para recursos humanos, com o objetivo de empoderar profissionais da área com tempo, ferramentas e dados em tempo real para torná-los mais estratégicos. Facilitamos rotinas, reduzimos custos e simplificamos a gestão do capital humano através de um ecossistema de aplicações que promovem transparência nas relações de trabalho. Geramos dados com o apoio da tecnologia para descentralizar a atuação do RH, tornando-o mais estratégico.

Sobre a TopMed
A TopMed, empresa do segmento de inovação em saúde e transformação digital, oferece soluções nas áreas de telessaúde e telemedicina, com modelo de negócios focado no mercado B2B há mais de 12 anos. A  equipe conta com profissionais de diversas áreas como psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, dentre outros. Eleita como a solução mais inovadora no HIS 2019, e também eleita pelo International Business School das Américas (IBS Américas), como um dos três cases mais inovadores no mundo na categoria “Digital Transformation Case Study”, contabiliza mais de 85 clientes atendidos dos mais variados segmentos.

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