
parte da equipe da Ceicom que desenvolveu
o site e a fanpage da Expobel 2014.
Eles quase não foram notados, mas tiveram fundamental importância no sucesso de mais uma Expobel em Francisco Beltrão, realizada de 7 a 16 de março deste ano. Sérgio Carvalho, diretor da empresa beltronense Ceicom Tecnologia Web, juntamente com os demais colaboradores, desenvolveu o site da feira – expobel.com.br – e alimentou a fanpage facebook.com/expobel.
Os organizadores da exposição pediram mais interação e tecnologia – não apenas para os shows, mas também para que os internautas navegassem nos demais setores da Expobel. Foi então que a Ceicom teve a missão de fazer com que o mundo acompanhasse a terceira maior exposição multissetorial do Paraná. “O Comitê Gestor teve uma visão diferente com relação à tecnologia em web. Pensando nisso, oferecemos nossos produtos para que a feira tivesse mais visibilidade e, consequentemente, mais público. No site usamos tecnologias que ainda não havíamos usado, e o resultado final foi uma página leve e funcional.”
E deu certo, até porque mais de 320 mil pessoas visitaram o Parque de Exposições Jayme Canet Júnior durante dez dias, graças a essa forma de divulgação, aos demais veículos de imprensa e trabalho de marketing realizado pela Ádamo Comunicação. Já a fanpage proporcionou resultado instantâneo sobre a opinião das pessoas quanto à Expobel.
Muitos acessavam a página em casa, no trabalho e no caminho ao parque de exposições para saber as novidades e tirar dúvidas, como, por exemplo, os valores dos ingressos, em quais dias a entrada era gratuita, quem tinha acesso livre e meia-entrada, entre outras.
Conforme Ronise Biezus, da Ceicom, teve gente que se surpreendeu com as mudanças na cidade. “Lembro que postamos uma foto aérea da cidade que estava no site da Expobel e colocamos na fanpage. O internauta comentou: nossa, que bom ver minha cidade novamente, já que saí daí nos anos 80. Isso é bacana, saber que a fanpage aproximou quem estava fora de Beltrão há muitos anos”, contou Ronise.
Interação
E para realizar uma grande feira, uma avalanche de dúvidas era postada na fanpage oficial. “Se tínhamos a resposta, já respondíamos. Se não tínhamos, a gente mandava e-mail para a assessoria de imprensa da Acefb para nos auxiliar. Ficamos praticamente o dia todo atualizando a fanpage”, explicou Ronise, ressaltando que a maioria agradeceu à central de tira-dúvidas. “As fotos da decoração do parque foram muito comentadas na fanpage, diziam que estava muito linda.”
A fanpage foi ao ar em 9 de setembro de 2013. A partir desta data, a página começou a receber postagens e compartilhamentos de pessoas de vários países e de diferentes faixas etárias. Conforme a jornalista Indianara Paes, da Ceicom e TV Beltrão, os fãs da fanpage foram entrando no clima de Expobel. “Fizemos a retrospectiva da feira, os shows que aconteceram em edições passadas, informações culturais, a primeira Fenafe, realizada em 1967. Nesta Expobel, cobrimos a feira em tempo real através de fotos e vídeos no Youtube. Nos momentos que antecediam os shows era possível ver na fanpage a movimentação no parque, uma motivação a mais para o público. As redes sociais foram muito positivas”, analisou Indianara.
Outros canais interativos como Twitter, Instagram e o Aplicativo Expobel 2014 – esse último desenvolvido pelos empresários Elóis de Arruda Rodrigues e Bernardo Brandão – propiciaram maior interatividade aos visitantes.
Além do Brasil, a fanpage foi acessada no Marrocos, Colômbia, Peru, Reino Unido, França, Bolívia, Japão, Tunísia, Canadá etc. Cidades como Brasília (DF), Blumenau (SC), Caxias do Sul (RS), Toledo (PR), entre outras, também curtiram a fanpage. A porcentagem de pessoas que curtiram, comentaram ou compartilharam as publicações nos últimos 28 dias ficou assim: mulheres – 68%; homens – 32%.
E os resultados positivos da expansão midiática da Expobel não foram apenas dos colaboradores da Ceicom. Profissionais de imprensa de Beltrão e região proporcionaram uma visibilidade ainda maior. Até porque, sem o trabalho em conjunto, seria humanamente impossível acompanhar todos os eventos e transformá-los em notícias. “Foi legal a interação de todos os meios de comunicação, Departamento Municipal de Cultura, agências de publicidade, fotógrafos, cinegrafistas”, comentou Ronise. A próxima edição da Expobel acontece somente em 2016.